Tratamentos de Miopia, Hipermetropia, Astigmatismo e Presbiopia

14a-tratamentos-erros-refrativos

Tratamento de Miopia

A correção da miopia poderá ser efetuada:

Pelo uso de lentes divergentes, também chamadas de negativas, na forma de óculos ou lentes de contato, que deslocam o ponto focal para trás.
Através de cirurgias que são realizadas por meio de diferentes técnicas aplicadas: Lasik; PRK; Artisan; Anéis Intracorneais e Implantes de Lentes Intraoculares Fácicas.

Embora existam opções cirúrgicas para o tratamento da miopia, algumas modificações estruturais do bulbo ocular, oriundas dos fatores que provocam esta ametropia, persistem. O olho excessivamente míope, principalmente devido ao alongamento axial, pode apresentar degeneração ou descolamento da retina, além de ter maior propensão ao glaucoma, sinérese vítrea e descolamento da hialoide. A correção cirúrgica da visão, apesar de muito segura para a maioria dos casos, traz alguns riscos que devem ser levados em conta pelo candidato à cirurgia refrativa (a cirurgia para correção da miopia).

Dúvidas sobre cirurgia refrativa? Fale com um especialista:

banner-duvidas-nao

Tratamento de Hipermetropia

O tratamento para a hipermetropia é feito através do uso de lentes convergentes ou convexas, que têm a função de direcionar a luz para a retina, onde a imagem deve se formar. O principal procedimento para a correção do problema é a cirurgia refrativa, realizada com Laser ou Lasik, geralmente aplicada após os 18 anos.

Tratamento de Astigmatismo

O astigmatismo pode ser corrigido com óculos de grau, lentes de contato ou cirurgia refrativa. Várias considerações envolvendo a saúde ocular, status refrativo e estilo de vida frequentemente determinam se uma opção é melhor que a outra:

Óculos em geral são a opção mais segura.
Nas pessoas com ceratocone, lentes de contato rígidas de gás permeável geralmente permitem que o paciente atinja uma melhor acuidade visual em relação aos óculos de grau. Lentes gelatinosas podem não ser tão efetivas.

A cirurgia, especialmente para pessoas que têm olhos secos ou outras condições que as proíbem de usar lentes corretivas cansativas, pode ser a solução mais adequada. O tipo mais comum de cirurgia para corrigir o astigmatismo é o LASIK (laser in situ keratomileusis): utilizando uma pequena lâmina (cerátomo) é feita uma pequena incisão na superfície do olho para fundar uma pequena ponta de tecido para cima a qual é erguida. Um feixe de laser é usado para corrigir a curvatura irregular vista no astigmatismo. A ponta é substituída e a recuperação é normalmente rápida e indolor. O uso da cirurgia LASIK para tratar astigmatismo de até 4 dioptrias é recomendável somente como parte de um procedimento combinado para tratar miopia/astigmatismo.

Usa-se lentes cilíndricas.

Se o astigmatismo é causado por um problema de deformação do globo ocular devido a um calázio, o tratamento da condição irá resolver o astigmatismo.

View Video

View Video

 

Tratamento de Presbiopia

Confira alguns tratamentos de presbiopia.

Correção com óculos

Corrige-se a dificuldade visual para perto por meio de óculos com lentes multifocais (perto e longe) ou apenas com lentes monofocais (só perto).

Monovisão / Visão Equilibrada

Consiste em adaptar uma lente com foco a distância e outra focalizada para perto. Essa é a técnica mais utilizada por ser de fácil adaptação e de baixo custo. Com esse tipo de lente, é possível ler normal, sem a necessidade de óculos para perto.

Lentes Bifocais / Multifocais

Como os óculos multifocais, as lentes de contato possuem dupla função: visão para longe e para perto, simultânea ou alternada, conforme seu desenho. Esse tipo de lente não proporciona visão nítida para todas as pessoas, pois seu posicionamento sobre a córnea e o próprio tamanho Para conseguirmos uma boa adaptação é necessário fazer um teste prévio no consultório.

Cirurgia a Laser Personalizada

A cirurgia a laser pode corrigir miopia, hipermetropia e astigmatismo em pacientes com presbiopia. Acima dos 40 anos, caso o grau seja totalmente corrigido para longe em ambos os olhos, o paciente necessitará de óculos para a leitura. A forma mais utilizada para eliminar ou diminuir a necessidade dos óculos para perto com a cirurgia a laser, é denominada monovisão ou “báscula”. Para isso, corrigimos todo o grau do olho dominante para focalizar longe e o outro olho deixamos um pouco míope para dar visão para perto. A pequena diferença de grau entre os olhos é, em geral, rapidamente compensada pela adaptação cerebral. Em caso de leitura prolongada, pode ser necessário o uso de óculos apenas para letras muito pequenas, principalmente em condições de baixa iluminação.

Saiba mais sobre Erros Refrativos baixando o e-Book gratuito que a equipe do Núcleo Avançado em Oftalmologia preparou para você:

56642648

Você tem dúvidas sobre os Tratamentos Refrativos? Acesse a área de atendimento do site, teremos o maior prazer em atendê-lo. ou
Ligue para whatsapp (31) 99895-8332

RELACIONADOS

19a-cirurgia-refrativa-1
Cirurgia Refrativa Personalizada: Miopia, Astigmatismo e Hipermetropia
O que é Cirurgia Refrativa? A cirurgia refrativa é o nome dado às cirurgias para corrigir os erros refrativos (miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia). Por definição…
09a-exames-refrativos
Exames Refrativos: Miopia, Astigmatismo e Hipermetropia
A cirurgia refrativa é um procedimento indicado para a correção da miopia, astigmatismo e hipermetropia. Conhecida pela eficiência da técnica empregada no procedimento, a cirurgia…
03a-Miopia
Miopia - Erros Refrativos
A Miopia é um erro de refração bastante comum entre pessoas que têm dificuldade de enxergar. Acontece quando os raios luminosos formam o foco antes…
02a-hipermetropia
Hipermetropia – Erros Refrativos
O hipermetrope tem baixa visão para perto e longe (vê mal de perto e de longe). Se conseguir enxergar bem de longe, será com esforço…
01-astigmatismo
Astigmatismo – Erros Refrativos
O olho com astigmatismo tem uma visão imperfeita, tanto para perto quanto para longe. Não tem a percepção nítida dos contrastes entre as linhas horizontais,…