Notícias

08
Ago

3 Hábitos que podem acelerar o aparecimento da Catarata

catarata-nucleo-avancado

A Catarata é a patologia dos olhos que provoca a perda de transparência do cristalino, a lente natural do olho. A doença é progressiva e, em seus estágios mais avançados, deixa o olho de uma pessoa com um aspecto esbranquiçado.

O maior índice de ocorrências de Catarata está entre as pessoas já em idade avançada, porque esta perda de transparência faz parte do processo natural do envelhecimento das células. Por isso mesmo, a Catarata é comumente conhecida como “doença dos idosos”.

Mas isso não quer dizer que você não possa desenvolver a Catarata precocemente. Alguns hábitos estão ligados ao envelhecimento precoce do corpo, e podem ser fatores de risco para a chamada “Catarata Adquirida”.

Conheça aqui 3 hábitos comuns que estão ligados ao envelhecimento precoce:

Fumar (tabagismo): nas embalagens de cigarros, há um aviso que diz que, além do tabaco, o cigarro é composto também de outras tantas substâncias tóxicas. O consumo do tabaco (e das substâncias tóxicas) faz com que as células se desgastem mais rápido, o que potencializa o envelhecimento precoce das células do corpo. Estudos apontam que fumantes são 2 vezes mais propensos a desenvolver Catarata precocemente.

Sol em Excesso: Todos nós precisamos de Sol. Os raios solares, especialmente os raios UVB são responsáveis pela produção de vitamina D em nosso organismo, que é essencial para a absorção de cálcio nos ossos. Porém, como tudo em excesso, ele pode fazer mal. A exposição exagerada ao Sol, sem a devida proteção (tanto para a pele quanto para os olhos), pode desencadear uma série de outros problemas, como câncer de pele, úlceras e queimaduras na córnea e produção excedente de radicais livres. Os radicais livres são os responsáveis pelo envelhecimento precoce das células do organismo, que pode acarretar em Catarata Precoce.

Automedicação: Quem nunca tomou um remédio sem orientação médica? Um analgésico para uma dor de cabeça, um anti-inflamatório para um dente… Os exemplos são muitos. Mas o uso indevido de medicações sem acompanhamento médico, especialmente corticóides, pode ser ainda mais perigoso. Além de deixar seu organismo insensível para a medicação (que não fará efeito quando você realmente precisar), corticóides deixam resquícios medicamentosos no organismo que podem, em algum momento, parar na superfície do cristalino, dando início a um processo de Catarata Precoce.

É importante que você saiba que a Catarata é inevitável: todos nós teremos a doença em algum momento porque, como já dissemos, ela faz parte do processo natural de envelhecimento.

Mas ao cortar os fatores de risco, você poderá retardar o aparecimento da Catarata antes da hora.

Mude agora mesmo seus hábitos e dê início à sua rotina de prevenção da Catarata. E aproveite para fazer uma consulta de rotina com os oftalmologistas do Núcleo Avançado em Oftalmologia em Ipatinga – pois só eles podem te dizer se você tem Catarata ou não.

Você pode saber mais sobre Catarata com o Guia Exclusivo e Gratuito que o Núcleo Avançado desenvolveu pensando em você, clique abaixo e baixe o conteúdo!

guia-completo-fatores-de-risco-da-catarata

Caso ainda tenha dúvidas, fale conosco pelo (31) 3618-7500 ou pelo WhatsApp (31) 99895.8332. Se preferir, acesse o site www.nucleoavancado.com.br ou clique para falar conosco: