Notícias

25
Mai

Amanhã é o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma! 26 de Maio

dia-do-glaucoma

Desde 2002, o dia 26 de Maio entrou para o calendário da Saúde no Brasil como o Dia Nacional do Combate ao Glaucoma.

E é muito importante combater o Glaucoma.

O Glaucoma é a doença ocular progressiva que provoca lesões no nervo óptico, devido ao aumento da pressão intraocular. O aumento da pressão intraocular se dá por causa do excesso de líquido aquoso dentro do globo ocular, que por um motivo ou outro, não consegue ser drenado. O excesso desse líquido leva aumento da pressão interna do globo ocular, que aumenta de tamanho e pressiona e degenera o nervo óptico.

O Glaucoma é considerado extremamente perigoso, porque ele é “silencioso”: em seus estágios iniciais, o Glaucoma é assintomático, sem provocar dores ou desconforto ao paciente. Por isso, nem sempre é possível perceber que o nervo óptico está sendo lesionado, ou que o campo visual está diminuindo, porque essa transição é bastante sutil.

As lesões no nervo óptico são irreversíveis. O Glaucoma é o segundo maior responsável pelos casos de perda de visão em todo o mundo, perdendo apenas para a Catarata. A diferença é que a visão perdida por Glaucoma não pode ser recuperada. É importante ressaltar que não existe um tratamento que faça a prevenção da doença.

Mesmo seu diagnóstico pode ser bastante complicado, devido à falta de sintomas. Por isso mesmo, é importante manter uma rotina de exames oftalmológicos regulares, porque eles podem identificar e diagnosticar o Glaucoma.

Os maiores índices de incidência de Glaucoma estão entre pessoas acima de 40 anos, hipertensos, que tenham ocorrência na família (especialmente entre parentes de primeiro grau: pais, irmãos e filhos) ou em pessoas da raça negra. Se você se enquadra em um destes grupos, procure fazer a medição da sua pressão intraocular o quanto antes.

Não descuide nunca da saúde dos seus olhos. Aproveite que esta é a Semana de Combate ao Glaucoma e agende já sua rotina de exames no Núcleo Avançado em Oftalmologia. Prevenir é sempre melhor que remediar.

Entre em contato para saber mais da Doença do Glaucoma com os especialistas do Núcleo Avançado em Oftalmologia.

duvidas-erros-refrativos

Se você ainda ficou com dúvidas, entre em contato pelo telefone (31) 3824-6040 ou pelo WhatsApp (31) 99895-8332.