Notícias

08
Ago

Você sabe o que é Catarata?

02-catarata-nao-site

Catarata é a perda total ou parcial da transparência do cristalino, que é a lente natural do olho, responsável por focar a visão tanto para perto quanto para longe. Causa a perda progressiva da visão, caso não seja tratada de forma adequada. A Catarata pode ser congênita ou adquirida, sendo a adquirida a forma mais comum.

A doença geralmente se manifesta em pessoas com mais de 50 anos, por um envelhecimento natural do cristalino. Pode surgir primeiro em apenas um olho e só depois afetar o outro olho. É tratada com cirurgia, sem a necessidade de internação

Tipos de Catarata

Apesar de a Catarata geralmente atingir as pessoas com mais idade, há outros tipos de problemas que podem ser separados em dois grandes grupos:

Catarata adquirida – relacionada com o avanço da idade (envelhecimento mais ou menos precoce), a metabólica (diabetes), patológica (uveítes), iatrogênica, radioativa, exposição dos olhos aos raios ultravioleta sem proteção etc.

Catarata congênita (Catarata infantil) – é desenvolvida durante a gestação e pode ser identificada entre o nascimento do bebê até os seus 6 meses de vida. Os exames feitos logo após o nascimento e nas primeiras semanas de vida são muito importantes para um diagnóstico precoce.

Causas e sintomas da Catarata

04b-Catarata

É bom saber que os indícios são diferentes de pessoa para pessoa. O desenvolvimento da Catarata pode ser mais lento, podendo demorar anos até que algum sinal seja de fato notado, ou ela pode evoluir de maneira mais avançada e agressiva. Neste segundo caso, é necessária a intervenção cirúrgica para que a função visual seja restabelecida.

Saiba quais são os fatores de riscos

A diabetes, infecções, falta de nutrientes e principalmente, o envelhecimento são as principais causas da Catarata. Quanto mais idade, mais chances de desenvolver a doença. Os primeiros sintomas da Catarata já podem surgir a partir dos 45 anos e os sinais de baixa de visão, principalmente para perto, surgem a partir dos 60 anos.

Outras causas ajudam a doença a se manifestar: má alimentação; estresse rotineiro que induze ao acúmulo de oxidantes, sem contar a exposição sem proteção aos raios ultravioletas emitidos pelo sol. Uma pessoa que não protege os olhos da radiação solar tem 60% mais chances de desenvolver Catarata do que uma pessoa que toma os devidos cuidados.

Doenças no interior dos olhos como glaucoma, descolamento da retina, retinopatia diabética e retinose pigmentar também são fatores de riscos para uma pessoa desenvolver Catarata. O uso prolongado de medicamentos esteroides (compostos por corticosteroides) ajuda também a Catarata a se desenvolver.

Principais sintomas da Catarata

  • Visão dupla em um olho;
  • Diminuição da sensibilidade às cores;
  • Visão turva, nublada ou confusa;
  • Dificuldade para enxergar durante a noite;
  • Intolerância à luz forte (fotofobia);
  • Dificuldade para realizar atividades rotineiras como, por exemplo, ler, assistir televisão e dirigir, mesmo utilizando óculos.

Se a doença não for tratada, ela pode causar cegueira.

Alerta: como já foi dito, bebês e crianças podem nascer com Catarata! Por isso, pais, fiquem atentos aos sinais:

  • Criança não responder aos estímulos com brinquedos coloridos;
  • Ter incômodo mais do que o normal com a luz solar ou claridade;
  • Não encontrar facilmente os brinquedos;
  • Não olhar diretamente para um ponto.

O tema é bem complexo, então não hesite em entrar em contato pelo nosso canal de atendimento no site. Nossa equipe está pronta para auxiliar a sanar todas as suas dúvidas sobre a Catarata.

Você pode saber mais sobre Catarata com o Guia Exclusivo e Gratuito que o Núcleo Avançado desenvolveu pensando em você, clique abaixo e baixe o conteúdo!

guia-completo-sobre-cirurgia-de-catarata

Você tem dúvidas sobre a Catarata? Acesse a área de atendimento do site, teremos o maior prazer em atendê-lo. ou
Ligue para  (31) 99895-8332