Como Tratar Conjuntivite? Os Sintomas e Tratamentos
Antes de saber como tratar conjuntivite, primeiramente vamos entender o que é a conjuntiva; esta membrana transparente encobre o globo ocular e a parte interna da pálpebra é responsável por proteger o olho e espalhar o líquido lacrimal ou lágrimas como já conhecemos. Quando a conjuntiva fica inflamada ou irritada ocorre então à conjuntivite.
Você pode entrar em contato com o Núcleo Avançado em Oftalmologia para tirar as suas dúvidas, agendar uma consulta, saber dos tratamentos ou cirurgias. Basta enviar uma mensagem diretamente para o nosso WhatsApp:
Esta inflamação pode ser extremamente contagiosa, as formas mais comuns de pegar conjuntivite são:
- Contato físico com pessoas infectadas;
- Emprestar colírios e maquiagens;
- Emprestar toalhas de banho;
- Ficar entre multidões ou ambientes fechados;
- Contato das mãos com superfície contaminada e posteriormente esfregar os olhos.
A conjuntivite é causada por agentes tóxicos, alergias, bactérias ou vírus – por isso se propaga facilmente, a idade mais afetada por essa inflamação são os adolescentes e jovens adultos; porém pacientes idosos e imunodeprimidos também estão mais suscetíveis ao contágio.
Quais os sintomas da conjuntivite?
Os sintomas podem variar de pessoa para pessoa, mas no geral a coceira, vermelhidão, sensação de areia nos olhos, lacrimejamento excessivo, dor e secreção podem surgir nos olhos. Espirros, congestão nasal, dor de garganta, sensibilidade à luz também são comuns da inflamação. Os sintomas da conjuntivite viral são diferentes, por exemplo, da conjuntivite bacteriana e alérgica, a pessoa que apresenta algum desconforto ocular precisa procurar um oftalmologista especialista em conjuntivite, somente assim saberá como iniciar o tratamento mais adequado.
Alguns Cuidados
- É importante parar de usar lentes de contato quando apresentar algum sintoma de conjuntivite;
- Evitar coçar os olhos, você pode contaminá-los com a doença;
- Troque todos os dias às fronhas dos travesseiros;
- Lave bem as mãos antes de levá-las aos olhos;
- Mantenha seus olhos hidratados, use um soro fisiológico;
- Evite clubes e piscinas;
- Evite o contato com outras pessoas contaminadas.
Como Tratar Conjuntivite?
Para realizar o tratamento da conjuntivite é importante em primeiro momento saber qual tipo de inflamação acomete sua membrana, na consulta com o oftalmologista do Núcleo Avançado você saberá exatamente qual o tipo que acomete seus olhos. Na grande maioria dos casos a inflamação é resolvida por conta própria, mas o tratamento pode acelerar o processo de cura. Apesar do caráter benigno e autolimitado desta doença, alguns tipos de conjuntivite, principalmente as virais podem acarretar sérias consequências à saúde ocular com o surgimento de infiltrados na córnea que podem provocar piora da acuidade visual; por isso a consulta com o oftalmologista é muito importante.
A conjuntivite bacteriana demora de 5 a 7 dias para desaparecer completamente, a secreção é mais amarelada e abundante, pode ser tratada com colírios antibióticos, passados em receita pelo oftalmologista. Já a conjuntivite viral é mais demorada – de 15 a 20 dias aproximadamente para desaparecer, apresenta grande quantidade de secreção e esta é mais espessa, o aumento da secreção é notado principalmente ao acordar; trata-se esta inflamação com colírios próprios e lágrimas artificiais. No contágio pela conjuntivite alérgica a doença pode durar de 4 a 7 dias, podendo ser tratada com anti-histamínicos.
O tempo de incubação do vírus em nosso organismo leva de 1 a 4 dias, período em que a pessoa já pode transmitir a doença, nestes primeiros dias é recomendado que o paciente fique em casa e não tenha contato com ninguém.
Siga as orientações do seu oftalmologista para evitar o surto de conjuntivite 2018, você pode agendar uma consulta no Núcleo Avançado com os especialistas e cuidar dos seus olhos de maneira adequada.
A conjuntivite tem cura!
Você pode entrar em contato com o Núcleo Avançado em Oftalmologia para tirar as suas dúvidas, agendar uma consulta, saber dos tratamentos ou cirurgias. Basta enviar uma mensagem diretamente para o nosso WhatsApp: