Entrópio

entropio

É uma condição clínica na qual as pálpebras viram para dentro de forma que os cílios e a pele arranham os olhos. Isto causa irritação, sensação de cisco nos olhos e muito desconforto.

Quando uma pessoa é portadora de entrópio, sua pálpebra pode estar virada todo o tempo ou apenas quando pisca com força. Entrópio é mais comum em idosos e geralmente afeta apenas as pálpebras inferiores.

Pomadas e colírios lubrificantes podem aliviar um pouco os sintomas, mas na maior parte das vezes é necessário cirurgia para correção desta patologia. Caso não seja tratado, o entrópio pode causar danos a camada transparente da parte da frente do olho (córnea), infecções no olho e até perda da visão.

Sintomas:

• Sensação de cisco nos olhos;
• Vermelhidão;
• Irritação ou dor nos olhos;
• Aumento de sensibilidade a luz e vento;
• Lacrimejamento;
• Secreção nos olhos;
• Piora da visão;

Causas:

Flacidez muscular ou dos tendões: com o passar dos anos, os músculos das pálpebras tendem a afrouxar e os tendões a se alongar. Esta é a causa mais comum de entrópio.
Cicatrizes ou cirurgias prévias: queimaduras químicas ou por trauma ou cirurgias podem distorcer a pálpebra evertendo-a.
Infecção: uma infecção ocular chamada tracoma, mais comum na África e Ásia, porém com muitos casos relatados no Brasil, pode causar fibrose da parte interna das pálpebras causando entrópio.
Congênito: algumas crianças podem nascer com entrópio, porem a maioria dos casos há melhora nos primeiros meses.

Marque uma consulta com o oftalmologista em Ipatinga o quanto ante,  caso sinta constantemente a sensação de cisco nos olhos ou repare que os cílios estão virados para os olhos. Caso demore a tratar o entrópio, poderá ter lesões permanentes na córnea.

Veja um vídeo explicativo sobre o Entrópio, confira a seguir:

View Video

Você tem dúvidas sobre a O que é Entrópio? Acesse a área de atendimento do site, ou ligue para  (31) 3618-7500

741