Ambliopia

ambliopia

Ambliopia, também conhecida como “olho preguiçoso”, é uma disfunção oftálmica que se caracteriza pela redução da visão em um dos olhos ou, mais raramente, em ambos os olhos, que não pode ser atribuída diretamente a nenhuma anormalidade estrutural do olho afetado ou de suas vias visuais.

A Ambliopia é provocada por uma deficiência no desenvolvimento da visão durante o período de maturação do Sistema Nervoso Central (especificamente do sistema visual), devido a uma estimulação visual inadequada, geralmente nos primeiros anos de vida. Quanto mais precoce e mais duradoura for essa privação da estimulação visual, mais grave tenderá a ser a ambliopia.

A baixa acuidade visual encontrada na ambliopia deve-se ao desenvolvimento incompleto da visão foveal/central, enquanto o campo visual periférico geralmente mantém-se preservado.

Amblyopia: Overview

View Video

A Ambliopia pode ser classificada em três tipos, dependendo da causa responsável pelo comprometimento da visão:

Ambliopia por Estrabismo

A causa mais comum de ambliopia é o desvio constante de um dos olhos em crianças com estrabismo. Quando ocorre desarmonia entre os dois eixos visuais paralelos, o olho desviado tende a ser suprimido (“ignorado”). A visão foveal do olho desviado será inferior à daquele que está alinhado e fixa normalmente (fixação central).

Ambliopia Refracional

Divide-se em 2 subgrupos:

· por alta Ametropia:

Erros refracionais significativos, semelhantes e não corrigidos em ambos os olhos impedem a formação de uma imagem retiniana nítida, dificultando o pleno desenvolvimento da acuidade visual em ambos os olhos. Ocorre principalmente nas altas hipermetropias e altos astigmatismos e, menos frequentemente, nas altas miopias.

· por Anisometropia:

Segunda principal causa de ambliopia. Diferenças em média superiores a 2,0 dioptrias (também conhecidas como “graus”) entre os dois olhos – seja por miopia, hipermetropia ou astigmatismo – poderão promover uma interação binocular anormal, acarretando o fenômeno de supressão na visão do olho mais amétrope e sua consequente ambliopia.

Ambliopia por Privação (ou “ex-anopsia”)

É ocasionada pela existência de uma barreira no eixo visual, impedindo a chegada da luz à retina e, portanto, impedindo a formação de uma imagem bem definida. As causas podem ser: cicatrizes corneanas, catarata congênita uni ou bilateral, ptose palpebral, opacidades vítreas, dentre outras.

Amblyopia: Treatment Overview
View Video

Agende uma consulta com os oftalmologistas do Núcleo Avançado em Oftalmologia e faça os exames oftalmológicos dos seus filhos regularmente para a prevenção de ambliopia.

Você tem dúvidas sobre a Ambliopia? Acesse a área de atendimento do site, ou ligue para  (31) 3618-7500

741