Tratamento de Estrabismo

Estrabismo tem tratamento, e a abordagem vai depender da causa e dos sinais/sintomas de cada paciente. O desalinhamentos dos olhos pode ser tratado em qualquer idade, seja em crianças ou em adultos.

Strabismus: Symptoms
View Video

As principais formas de tratamento são:

1) óculos: alguns tipos específicos de estrabismo podem ser tratados com óculos. Nesse grupo temos por exemplo os estrabismos acomodativos. Estes aparecem em pacientes com estrabismo convergente e com alta hipermetropia, e que ao utilizar o grau da hipermetropia, o desvio é corrigido (mas reaparece à retirada dos óculos).
2) cirurgia de estrabismo: são abordados os músculos extraoculares, fortalecendo-nos ou enfraquecendo-os, na tentativa de realinhamento dos olhos para que se movimentem com a maior sincronia possível.
Em muitos casos é possível fazer mínimas incisões (a chamada cirurgia via fórnice), o que permite um pós-operatório menos desconfortável.
3) toxina botulínica: indicada para alguns tipos específicos de estrabismo, como aqueles por paralisia muscular, ou pacientes com contra-indicação à cirurgia. A toxina é injetada no músculo extraocular que se deseja deixar hipofuncionante.
4) óculos com prismas: são óculos com lentes especiais, indicados em alguns casos específicos, como para pacientes com diplopia (“visão dupla”) e com desvios muito pequenos.
5) exercícios ortópticos: são prescritos em alguns casos selecionados, e funcionam como uma “fisioterapia” ocular.

E o tampão? O tampão em geral não trata o desvio em si. Ele é utilizado no olho de melhor visão com a finalidade de estimular o olho amblíope (“preguiçoso”). Apenas em alguns casos específicos ele pode ser utilizado como tratamento de estrabismo, como por exemplo em alguns tipos de desvios intermitentes. Nestes casos eles são utilizados durante poucas horas por dia.

Strabismus: Treatment Overview
View Video

Agende uma consulta com nossa especialista em estrabismo, clique abaixo e marque seu horário em nosso agendador online:

Você tem dúvidas sobre Tratamento de Estrabismo? Acesse a área de atendimento do site, ou ligue para  (31) 3618-7500

741