Teste do Olhinho

teste-do-olhinhoO Teste do Olhinho, também conhecido como Teste do Reflexo Vermelho, é um exame realizado especialmente em recém-nascidos, como forma de verificar se há alguma possível obstrução do eixo visual e, portanto, obstáculo para o desenvolvimento visual.

O Exame é indolor e rápido

Através de um aparelho chamado oftalmoscópio, o oftalmologista emite uma luz para dentro do olho do recém-nascido, e observa o reflexo das pupilas, semelhante ao que ocorre nas fotografias com flash.

O Teste do Olhinho, de acordo com a SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria) e o CBO (Conselho Brasileiro de Oftalmologia), deve ser feito em recém-nascidos ainda na maternidade, ou então o mais rápido possível após a alta hospitalar.

O teste NÃO exclui a necessidade de uma consulta oftalmológica, pois é apenas um exame de TRIAGEM.

Um olho saudável apresentará um reflexo avermelhado. Quando não há esse reflexo vermelho, quando ele aparenta ser esbranquiçado, ou então quando esses reflexos não são simétricos entre os dois olhos, isso pode ser indicador de alguma doença ocular já em andamento, como retinoblastoma, opacidades corneanas e catarata congênita. Se o exame estiver alterado, será necessária uma consulta para melhor avaliação e elucidação diagnóstica. O diagnóstico precoce possibilita o tratamento adequado e a prevenção da cegueira.

Agende uma consulta com os oftalmologistas do Núcleo Avançado em Oftalmologia e faça o teste do olhinho do seu filho.

Você tem dúvidas sobre o Teste do Olhinho? Acesse a área de atendimento do site, ou ligue para  (31) 3618-7500

741