Exames de Catarata

Exames de Catarata Núcleo Avançado

É normal realizar exames antes de qualquer procedimento cirúrgico, no caso de diagnosticar doenças oculares não é diferente, é preciso realizar exames de catarata para garantir a precisão e começar um tratamento adequado. Depois dos 60 anos os sintomas da catarata começam a surgir nos olhos, é preciso acompanhamento com um especialista para saber qual o grau e avanço da doença ocular.

Atualmente, a catarata já pode ser diagnosticada no microscópio (lâmpada de fenda) durante a consulta de rotina, mas para a eficiência, precisão e segurança, o paciente passa por diversos equipamentos de última geração. Esses equipamentos fazem uma avaliação completa da situação ocular do paciente, servindo como guia para procedimentos cirúrgicos. É com esses exames de catarata que é possível avaliar, por exemplo, o cálculo de grau para lente intraocular.

Para a Cirurgia de Catarata é muito importante utilizar esses exames para o cirurgião conhecer bem a curvatura da córnea e o comprimento biométrico do olho do paciente.

A rotina de exames para cirurgia de catarata utilizada para avaliar e definir a indicação e a programação para o melhor resultado cirúrgico são:

Pré-Operatório

  • Biometria por interferometria óptica
  • Microscopia Especular de Córnea
  • Aberrometria
  • Tomografia de Coerência Óptica
  • Ultrassonografia Diagnóstica

Os exames de catarata são realizados e confrontados entre si para aumentar a segurança e o sucesso do procedimento. O especialista em catarata do Núcleo Avançado em Oftalmologia irá direcioná-lo a uma sala específica para realização dos mesmos.

Pós-operatório:

Após a operação é indicado não esfregar e coçar os olhos e não realizar esforços físicos na primeira semana. Ter todo o cuidado fará diferença em sua recuperação.

Benefícios da Operação de Catarata a Laser:

  • Incisões mais precisas;
  • Melhor posicionamento da lente intraocular;
  • É possível planejar e corrigir doenças ópticas, como por exemplo, o astigmatismo;
  • Dispensa o uso de bisturis o que proporciona mais segurança para médico e paciente;
  • Possibilita uma cirurgia mais personalizada com medidas oculares exatas para cada paciente;
  • Causa menos danos às células endoteliais da córnea.

Dentre os principais equipamentos tecnológicos para a realização do exame de Catarata estão:

Biometria por interferometria: para cálculo da Lente Intraocular. Mede o comprimento axial do olho e fornece outras medidas de sua estrutura interna, como ceratometria, profundidade da câmara anterior e diâmetro corneano. São medidas essenciais para o cálculo das lentes intraoculares.

Tomografia Computadorizada de Córnea: Faz o mapeamento completo da córnea: curvatura, espessura e elevações, além de medir a profundidade da câmara anterior e diâmetro corneano e fornecer imagem tomográfica do segmento anterior;

Esses dois equipamentos são o que há de mais moderno para realização de exames oftalmológicos e são fundamentais para a personalização da Cirurgia, pois medem com maior precisão a situação ocular de cada indivíduo.

Para realizar um exame de qualidade, pesquise sobre o oftalmologista de catarata, reputação da clínica de olhos em Ipatinga e equipamentos utilizados, assim terá acompanhamento médico de excelência. No Núcleo Avançado contamos com uma equipe de oftalmologistas dedicados a tratar a catarata, clique aqui e conheça nossos especialistas em doenças oculares.

 

Você pode saber mais sobre Catarata com o Guia Exclusivo e Gratuito que o Núcleo Avançado desenvolveu pensando em você, clique abaixo e baixe o conteúdo!

Guia Completo Cirurgia de Catarata

Você tem dúvidas sobre os Exames de Catarata? Acesse a área de atendimento do site,  ou ligue para  (31) 3618-7500
" Os equipamentos e outros produtos oftalmológicos citados neste site não configuram interesse comercial; são citados apenas em caráter de esclarecimento e educação da coletividade, respeitando a lei de patentes e de registro dos mesmos na ANVISA. A incorporação de tecnologias, que há pouco tempo seriam inexistentes, mostra a potencialidade desses instrumentos na melhoria da atenção médica prestada, porém lembramos ao leitor deste site que nenhuma informação substitui a consulta com o médico de sua confiança."

889


RELACIONADOS


O que é Catarata
O que é Catarata? A palavra catarata é derivada do grego katarraktes, que significa corrida para baixo ou queda-d’água. Originalmente, pensava-se que o fluído cristalizado do…
cirurgia-de-catarata-em-ipatinga
Cirurgia de Catarata em Ipatinga
Nós do Núcleo Avançado em Oftalmologia, temos como missão desenvolver produtos inovadores que melhorem a qualidade de vida de nossos pacientes, com esse objetivo em…
tratamento-da-catarata-ipatinga
Tratamento da Catarata
Descrita como uma opacidade gradual do cristalino dos olhos, a catarata é muito comum, afetando milhões de pessoas em todo o mundo, o Tratamento da…