Cirurgia de Estrabismo

Estrabismo significa desalinhamento ocular. Esse desvio ocular pode ser causado por alguma anormalidade da visão binocular ou por anormalidades no controle neuromuscular da motilidade ocular.

O tratamento do Estrabismo começa com o tratamento da Ambliopia, se possível. Em crianças, por exemplo, a preocupação inicial é com um desenvolvimento visual normal em ambos os olhos, e não com o desvio ocular em si. Este tratamento é feito com tampão e, também se necessário, óculos. Posteriormente, pensa-se na correção cirúrgica do desvio dos olhos.

A correção do Desalinhamento Ocular, também conhecido como Estrabismo, é feita através de cirurgia para reequilibrar os músculos oculares.

Strabismus: Symptoms
View Video

A Cirurgia de Estrabismo não é refrativa, o que quer dizer que ela faz o realinhamento dos olhos, sem buscar especificamente a melhora na qualidade da visão do paciente. Por exemplo, pacientes que utilizam óculos devido a alguma ametropia, não deixam de usá-los após a cirurgia de estrabismo.

Como é a Cirurgia de Estrabismo?

Ao contrário de muitas cirurgias oculares, a Cirurgia de Estrabismo é invasiva e não é feita a laser. Como o problema não está no olho em si, mas na musculatura extraocular, o procedimento não é feito dentro do olho. Através de micro-incisões, os músculos extra-oculares são expostos para que o Cirurgião consiga alterar o equilíbrio de força destes músculos, forçando-os a corrigir o fortalecimento e mudanças de posição de ação.

O procedimento pode ser indicado na maioria dos pacientes com desvio ocular, inclusive em crianças pequenas.

Strabismus: Treatment Overview
View Video

Agende uma consulta com os oftalmologistas do Núcleo Avançado em Oftalmologia e faça a avaliação de indicação de cirurgia de estrabismo.

Você tem dúvidas sobre a Cirurgia de Estrabismo? Acesse a área de atendimento do site, teremos o maior prazer em atendê-lo ou Ligue para (31) 99934-8572