O que é Catarata

O que é Catarata

O que é Catarata? A palavra catarata é derivada do grego katarraktes, que significa corrida para baixo ou queda-d’água. Originalmente, pensava-se que o fluído cristalizado do cérebro escorria na frente do cristalino dos olhos, obstruindo então a visão. Portanto, a palavra “catarata” em si contribui para o equívoco contínuo sobre o que realmente ela é.

Ao contrário da crença popular, a catarata não é uma película sobre o olho, na verdade, ela é um espessamento gradual do cristalino que faz com que este se torne tão turvo que a luz é distorcida ou não consiga chegar à parte de trás do olho, não sendo transmitida ao cérebro.

Você pode entrar em contato com o Núcleo Avançado em Oftalmologia para tirar as suas dúvidas, agendar uma consulta, saber dos tratamentos ou cirurgias. Basta enviar uma mensagem diretamente para o nosso WhatsApp: 

tire suas dúvidas pelo whatsapp do núcleo avançado
Para entendermos melhor como surge a doença, precisamos compreender bem a função do cristalino. Ele é o responsável pela formação da imagem na retina. O cristalino funciona como uma lente natural do olho, permitindo a focagem de objetos, tanto de perto quanto de longe. Quando essa lente é alterada, a formação da imagem também se modifica e consequentemente a visão fica comprometida. Então, a catarata nos olhos tem seu cristalino danificado por essa espécie de “nuvem”.

Veja um vídeo explicativo sobre a doença de Catarata, confira a seguir:

View Video

 

Quanto maior for essa “nuvem” mais a visão fica embaçada. Nos casos mais graves, a doença já está tão avançada que pode levar o paciente a perda da visão (cegueira).  Na grande maioria dos casos, a catarata nos olhos se dá por conta do envelhecimento do cristalino, por isso os mais afetados pela doença são as pessoas com idade mais avançada.

Tipos de catarata:

Apesar de, na maioria dos casos, a catarata atingir os mais velhos; há outros tipos de problemas que podem ser catalogados em dois grandes grupos:

Catarata adquirida – relacionada com o avanço da idade (envelhecimento mais ou menos precoce), a metabólica (diabetes), patológica (uveítes), iatrogênica, radioativa, exposição dos olhos aos raios ultravioleta sem proteção, etc.

Catarata congênita (catarata infantil) – a doença já se manifesta no nascimento até os primeiros 6 meses de vida do bebê. A causa se dá por conta de infecções durante a gestação. O sinal mais comum a ser notado é o aspecto esbranquiçado do luar róseo da pupila.

catarata-nos-olhos-nucleo-avancado-ipatinga

Vale ressaltar que dentro dos dois grupos há diversas variações que só podem ser diagnosticadas por um oftalmologista especialista em catarata. No Núcleo Avançado em Oftalmologia, você poderá descobrir o que é catarata nos olhos e começar o seu tratamento oftalmológico de qualidade.

Os sintomas da catarata podem aparecer a partir dos 60 anos, é preciso realizar uma consulta de rotina para descobrir o quanto antes esta doença ocular, você pode agendar uma consulta no Núcleo Avançado em Ipatinga para tratar da sua visão.

Você pode saber mais sobre o que é Catarata com o Guia Exclusivo e Gratuito que o Núcleo Avançado desenvolveu pensando em você, clique abaixo e baixe o conteúdo!

guia-completo-sobre-cirurgia-de-catarata

Você pode entrar em contato com o Núcleo Avançado em Oftalmologia para tirar as suas dúvidas, agendar uma consulta, saber dos tratamentos ou cirurgias. Basta enviar uma mensagem diretamente para o nosso WhatsApp: 

tire suas dúvidas pelo whatsapp do núcleo avançado

741


RELACIONADOS

cirurgia-de-catarata-em-ipatinga
Cirurgia de Catarata em Ipatinga
Nós do Núcleo Avançado em Oftalmologia, temos como missão desenvolver produtos inovadores que melhorem a qualidade de vida de nossos pacientes, com esse objetivo em…
tratamento-da-catarata-ipatinga
Tratamento da Catarata
Descrita como uma opacidade gradual do cristalino dos olhos, a catarata é muito comum, afetando milhões de pessoas em todo o mundo, o Tratamento da…

Exames de Catarata
É normal realizar exames antes de qualquer procedimento cirúrgico, no caso de diagnosticar doenças oculares não é diferente, é preciso realizar exames de catarata para…