É uma condição clínica na qual as pálpebras viram para fora de forma que a parte interna fica exposta e propensa a irritação. Isto causa irritação, sensação de cisco nos olhos e lacrimejamento.
Ectrópio é mais comum em idosos e acomete na grande maioria das vezes as pálpebras inferiores. Nos casos mais severos toda a pálpebra está evertida. Nos casos mais leves, só um segmento está evertido.
Pomadas e colírios lubrificantes podem aliviar um pouco os sintomas, mas na maior parte das vezes é necessário cirurgia para correção desta patologia.
Você pode entrar em contato com o Núcleo Avançado em Oftalmologia para tirar as suas dúvidas, agendar uma consulta, saber dos tratamentos ou cirurgias. Basta enviar uma mensagem diretamente para o nosso WhatsApp:
Sintomas:
Quando piscamos, as pálpebras espalham a lágrima pela superfície ocular mantendo-a lubrificada. Então a lágrima é drenada para uma pequena abertura na parte interna da pálpebra (ponto lacrimal). Na presença do ectrópio, as bordas das pálpebras estão afastadas do olho, com isto a lágrima não é drenada ao ponto lacrimal, levando aos seguintes sintomas:
- Lacrimejamento;
- Sensação de cisco nos olhos;
- Vermelhidão;
- Irritação ou dor nos olhos;
- Aumento de sensibilidade a luz e vento
Causas:
- Flacidez muscular ou dos tendões: com o passar dos anos, os músculos das pálpebras tendem a afrouxar e os tendões a se alongar. Esta flacidez pode levar as pálpebras a girarem para fora.
- Cicatrizes ou cirurgias prévias: queimaduras químicas ou por trauma ou cirurgias (como a blefaroplastia) podem distorcer a pálpebra evertendo-a.
- Paralisia facial: algumas condições como paralisia de Bell e alguns tipos de tumores podem paralisar os nervos faciais e músculos levando ao ectrópio das pálpebras.
- Congênito: algumas crianças podem nascer com ectrópio, mas é extremamente raro e normalmente associado a alguma desordem genética como a síndrome de Down.
- Tumores palpebrais: alguns tumores, dependendo do seu tamanho e posição nas pálpebras, podem levar a ectrópio.
Marque uma consulta com seu oftalmologista em Ipatinga o quanto antes, caso sinta constantemente a sensação de cisco nos olhos ou repare que as pálpebras estão evertidas.
Veja um vídeo explicativo sobre o Ectrópio, confira a seguir:
Você pode entrar em contato com o Núcleo Avançado em Oftalmologia para tirar as suas dúvidas, agendar uma consulta, saber dos tratamentos ou cirurgias. Basta enviar uma mensagem diretamente para o nosso WhatsApp: