Quando seu canal lacrimal está entupido, suas lágrimas não conseguem ser drenadas normalmente, levando a lacrimejamento e as vezes secreção e olhos irritados. Esta condição é causada por obstrução parcial ou total do sistema de drenagem lacrimal.
O bloqueio do canal lacrimal é comum em recém-nascidos. Esta condição normalmente melhora até o primeiro ano de idade sem nenhum tratamento ou as vezes com massagem do saco lacrimal. No adulto o bloqueio do canal lacrimal pode ser devido a um trauma, uma infecção, um tumor ou, na maioria das vezes, por causa desconhecida.
Você pode entrar em contato com o Núcleo Avançado em Oftalmologia para tirar as suas dúvidas, agendar uma consulta, saber dos tratamentos ou cirurgias. Basta enviar uma mensagem diretamente para o nosso WhatsApp:
O bloqueio do canal lacrimal é quase sempre tratável, dependendo da causa e da idade do paciente. Pomadas e colírios lubrificantes podem aliviar um pouco os sintomas, mas na maior parte das vezes é necessário cirurgia para correção desta patologia.
Sintomas:
- Lacrimejamento;
- Vermelhidão;
- Inchaço, vermelhidão e dor no canto dos olhos próximo ao nariz ou as vezes abrangendo tanto a pálpebra superior quanto a inferior;
- Infecções e irritações recorrentes nos olhos;
- Pus (remela) muitas vezes em grande quantidade nos olhos e nas pálpebras.
Causas:
- Bloqueio congênito: Muitas crianças nascem com o canal lacrimal obstruído. O sistema de drenagem da lágrima pode não estar completamente desenvolvido ou pode haver uma anormalidade no ducto. Na maioria das vezes um tecido fino permanece perto da abertura do canal que termina no nariz (ducto naso lacrimal);
- Relacionado a idade: Com o envelhecimento, as pequenas aberturas por onde as lágrimas são absorvidas podem ficar estreita, causando bloqueio;
- Infecção crônica: Infecções crônicas das vias de drenagem da lágrima, assim como sinusites crônicas podem levar a obstrução das canal lacrimal.;
- Trauma: algum trauma perto do sistema de drenagem das lágrimas pode causar fraturas ou cicatrizes, as vezes pequenas, que levam a obstrução do canal lacrimal;
- Tumores: alguns tumores, dependendo do seu tamanho e posição nas pálpebras ou no nariz, podem levar a obstrução do canal lacrimal;
- Tratamento de câncer: O canal lacrimal pode ser obstruído como efeito colateral de radioterapia local ou de quimioterapia.
Tratamento de Dacriocistite
O tratamento para a obstrução irá depender da idade e causa da obstrução. Em crianças até dois anos de idade faz-se a sondagem das vias lacrimais. Embora os melhores resultados sejam até um ano e dois meses de idade.
Este procedimento consiste de, sob anestesia geral, passar uma sonda na via lacrimal da criança desobstruindo-a através da ruptura da membrana presente no ducto naso lacrimal.
Já em adultos este tipo de procedimento não funciona. Quando a obstrução é apenas do ponto lacrimal, faz-se um procedimento que através de pequenos cortes se alarga o ponto lacrimal.
Quando a obstrução é na parte alta (mais perto do olho), se faz necessário a cirurgia de conjuntivo dacriocistorrinostomia, na qual se faz um novo caminho para a passagem da lágrima usando um tubo de pirex que leva a lágrima direto até o nariz.
Já quando a obstrução é baixa (mais perto do nariz), há duas opções: a dacriocistorrinostomia externa, na qual se faz um pequeno corte na pele para se realizar um novo caminho para a passagem da lágrima para o nariz; ou a dacriocistorrinostomia endoscópica, no qual a cirurgia para se confeccionar este novo caminho é feito pelo nariz, sem deixar cicatriz, porem este método tem uma taxa de sucesso menor do que a realizada de forma externa.
Marque uma consulta com seu oftalmologista em Ipatinga o quanto antes caso sinta constantemente lacrimejamento com ou sem secreção nos olhos.
Veja um vídeo explicativo sobre o Obstrução do Canal Lacrimal, confira a seguir:
Veja um vídeo explicativo sobre o Dacriocistite, confira a seguir:
Você pode entrar em contato com o Núcleo Avançado em Oftalmologia para tirar as suas dúvidas, agendar uma consulta, saber dos tratamentos ou cirurgias. Basta enviar uma mensagem diretamente para o nosso WhatsApp: