O que é Catarata? A palavra catarata é derivada do grego katarraktes, que significa corrida para baixo ou queda-d’água. Originalmente, pensava-se que o fluído cristalizado do cérebro escorria na frente do cristalino dos olhos, obstruindo então a visão. Portanto, a palavra “catarata” em si contribui para o equívoco contínuo sobre o que realmente ela é.
Ao contrário da crença popular, a catarata não é uma película sobre o olho, na verdade, ela é um espessamento gradual do cristalino que faz com que este se torne tão turvo que a luz é distorcida ou não consiga chegar à parte de trás do olho, não sendo transmitida ao cérebro.
Você pode entrar em contato com o Núcleo Avançado em Oftalmologia para tirar as suas dúvidas, agendar uma consulta, saber dos tratamentos ou cirurgias. Basta enviar uma mensagem diretamente para o nosso WhatsApp:
Para entendermos melhor como surge a doença, precisamos compreender bem a função do cristalino. Ele é o responsável pela formação da imagem na retina. O cristalino funciona como uma lente natural do olho, permitindo a focagem de objetos, tanto de perto quanto de longe. Quando essa lente é alterada, a formação da imagem também se modifica e consequentemente a visão fica comprometida. Então, a catarata nos olhos tem seu cristalino danificado por essa espécie de “nuvem”.
Veja um vídeo explicativo sobre a doença de Catarata, confira a seguir:
Quanto maior for essa “nuvem” mais a visão fica embaçada. Nos casos mais graves, a doença já está tão avançada que pode levar o paciente a perda da visão (cegueira). Na grande maioria dos casos, a catarata nos olhos se dá por conta do envelhecimento do cristalino, por isso os mais afetados pela doença são as pessoas com idade mais avançada.
Tipos de catarata:
Apesar de, na maioria dos casos, a catarata atingir os mais velhos; há outros tipos de problemas que podem ser catalogados em dois grandes grupos:
Catarata adquirida – relacionada com o avanço da idade (envelhecimento mais ou menos precoce), a metabólica (diabetes), patológica (uveítes), iatrogênica, radioativa, exposição dos olhos aos raios ultravioleta sem proteção, etc.
Catarata congênita (catarata infantil) – a doença já se manifesta no nascimento até os primeiros 6 meses de vida do bebê. A causa se dá por conta de infecções durante a gestação. O sinal mais comum a ser notado é o aspecto esbranquiçado do luar róseo da pupila.
Vale ressaltar que dentro dos dois grupos há diversas variações que só podem ser diagnosticadas por um oftalmologista especialista em catarata. No Núcleo Avançado em Oftalmologia, você poderá descobrir o que é catarata nos olhos e começar o seu tratamento oftalmológico de qualidade.
Os sintomas da catarata podem aparecer a partir dos 60 anos, é preciso realizar uma consulta de rotina para descobrir o quanto antes esta doença ocular, você pode agendar uma consulta no Núcleo Avançado em Ipatinga para tratar da sua visão.
Você pode saber mais sobre o que é Catarata com o Guia Exclusivo e Gratuito que o Núcleo Avançado desenvolveu pensando em você, clique abaixo e baixe o conteúdo!
Você pode entrar em contato com o Núcleo Avançado em Oftalmologia para tirar as suas dúvidas, agendar uma consulta, saber dos tratamentos ou cirurgias. Basta enviar uma mensagem diretamente para o nosso WhatsApp:
741