A retinopatia diabética é uma doença ocular grave e que pode levar à cegueira se não for devidamente tratada. Ela é uma das manifestações da Diabetes Mellitus, sendo considerada a maior causa de cegueira na população trabalhadora (abaixo dos 50 anos).
Causas
A Diabetes Mellitus é uma doença do metabolismo em que ocorre uma diminuição, ou ausência, na produção da insulina (hormônio que regula o nível de açúcar no sangue). Pessoas portadoras de diabetes podem, com a evolução dos anos, apresentar alterações nos pequenos vasos sanguíneos em decorrência dos níveis altos de glicose. Estas alterações circulatórias afetam principalmente os olhos, rins e nervos periféricos.
Você pode entrar em contato com o Núcleo Avançado em Oftalmologia para tirar as suas dúvidas, agendar uma consulta, saber dos tratamentos ou cirurgias. Basta enviar uma mensagem diretamente para o nosso WhatsApp:
Sintomas
Na retinopatia diabética ocorrem lesões nos capilares da retina causando vazamentos que levam a edema e hemorragias. Mais tarde, acaba ocasionando perda visual, que pode ser intensa e até levar à cegueira se não for tratada a tempo.
Tratamento
A principal recomendação médica quando se trata de retinopatia diabética é a prevenção. Além de procurar controlar o diabetes, o paciente deve fazer exames de fundo de olho anualmente e, quando detectado este problema, deverá fazer as revisões conforme a orientação do seu oftalmologista.
O principal tratamento da retinopatia diabética é o controle clínico rigoroso das glicemias e pressão arterial. Os resultados dos tratamentos oftalmológicos terão influência direta do controle de suas doenças de base.
Também é sugerido a Cirurgia a Laser, mas é muito importante deixar claro para o paciente que o tratamento com o laser visa “controlar” a retinopatia diabética e, geralmente, não provoca uma melhora visual.
Veja um vídeo explicativo sobre a doença da Retinopatia Diabética, confira a seguir:
Você pode saber mais sobre Retinopatia Diabética com o Guia Exclusivo e Gratuito que o Núcleo Avançado desenvolveu pensando em você, clique abaixo e baixe o conteúdo!
Você pode entrar em contato com o Núcleo Avançado em Oftalmologia para tirar as suas dúvidas, agendar uma consulta, saber dos tratamentos ou cirurgias. Basta enviar uma mensagem diretamente para o nosso WhatsApp: