É normal realizar exames antes de qualquer procedimento cirúrgico, no caso de diagnosticar doenças oculares não é diferente, é preciso realizar exames de catarata para garantir a precisão e começar um tratamento adequado. Depois dos 60 anos os sintomas da catarata começam a surgir nos olhos, é preciso acompanhamento com um especialista para saber qual o grau e avanço da doença ocular.
Atualmente, a catarata já pode ser diagnosticada no microscópio (lâmpada de fenda) durante a consulta de rotina, mas para a eficiência, precisão e segurança, o paciente passa por diversos equipamentos de última geração.
Você pode entrar em contato com o Núcleo Avançado em Oftalmologia para tirar as suas dúvidas, agendar uma consulta, saber dos tratamentos ou cirurgias. Basta enviar uma mensagem diretamente para o nosso WhatsApp:
Esses equipamentos fazem uma avaliação completa da situação ocular do paciente, servindo como guia para procedimentos cirúrgicos. É com esses exames de catarata que é possível avaliar, por exemplo, o cálculo de grau para lente intraocular.
Para a Cirurgia de Catarata é muito importante utilizar esses exames para o cirurgião conhecer bem a curvatura da córnea e o comprimento biométrico do olho do paciente.
A rotina de exames para cirurgia de catarata utilizada para avaliar e definir a indicação e a programação para o melhor resultado cirúrgico são:
Pré-Operatório
- Biometria por interferometria óptica
- Microscopia Especular de Córnea
- Aberrometria
- Tomografia de Coerência Óptica
- Ultrassonografia Diagnóstica
Os exames de catarata são realizados e confrontados entre si para aumentar a segurança e o sucesso do procedimento. O especialista em catarata do Núcleo Avançado em Oftalmologia irá direcioná-lo a uma sala específica para realização dos mesmos.
Pós-operatório:
Após a operação é indicado não esfregar e coçar os olhos e não realizar esforços físicos na primeira semana. Ter todo o cuidado fará diferença em sua recuperação.
Benefícios da Operação de Catarata a Laser:
- Incisões mais precisas;
- Melhor posicionamento da lente intraocular;
- É possível planejar e corrigir doenças ópticas, como por exemplo, o astigmatismo;
- Dispensa o uso de bisturis o que proporciona mais segurança para médico e paciente;
- Possibilita uma cirurgia mais personalizada com medidas oculares exatas para cada paciente;
- Causa menos danos às células endoteliais da córnea.
Dentre os principais equipamentos tecnológicos para a realização do exame de Catarata estão:
Biometria por interferometria: para cálculo da Lente Intraocular. Mede o comprimento axial do olho e fornece outras medidas de sua estrutura interna, como ceratometria, profundidade da câmara anterior e diâmetro corneano. São medidas essenciais para o cálculo das lentes intraoculares.
Tomografia Computadorizada de Córnea: Faz o mapeamento completo da córnea: curvatura, espessura e elevações, além de medir a profundidade da câmara anterior e diâmetro corneano e fornecer imagem tomográfica do segmento anterior;
Esses dois equipamentos são o que há de mais moderno para realização de exames oftalmológicos e são fundamentais para a personalização da Cirurgia, pois medem com maior precisão a situação ocular de cada indivíduo.
Para realizar um exame de qualidade, pesquise sobre o oftalmologista de catarata, reputação da clínica de olhos em Ipatinga e equipamentos utilizados, assim terá acompanhamento médico de excelência. No Núcleo Avançado contamos com uma equipe de oftalmologistas dedicados a tratar a catarata, clique aqui e conheça nossos especialistas em doenças oculares.
-
Você também pode saber sobre os Mitos e Verdades 4 curiosidades sobre a Catarata!
Você pode saber mais sobre Catarata com o Guia Exclusivo e Gratuito que o Núcleo Avançado desenvolveu pensando em você, clique abaixo e baixe o conteúdo!
Você pode entrar em contato com o Núcleo Avançado em Oftalmologia para tirar as suas dúvidas, agendar uma consulta, saber dos tratamentos ou cirurgias. Basta enviar uma mensagem diretamente para o nosso WhatsApp:
" Os equipamentos e outros produtos oftalmológicos citados neste site não configuram interesse comercial; são citados apenas em caráter de esclarecimento e educação da coletividade, respeitando a lei de patentes e de registro dos mesmos na ANVISA. A incorporação de tecnologias, que há pouco tempo seriam inexistentes, mostra a potencialidade desses instrumentos na melhoria da atenção médica prestada, porém lembramos ao leitor deste site que nenhuma informação substitui a consulta com o médico de sua confiança."
889