A suspeita do ceratocone começa quando o paciente apresenta queixa de baixa visão e aumento progressivo do astigmatismo ou baixa visão mesmo com óculos. Nesses casos, muitas vezes o ceratocone já se encontra em um estágio evolutivo de moderado a avançado.
Atualmente, existem aparelhos específicos, capazes de detectar as formas iniciais do ceratocone (também chamados estágios sub clínicos, quando o paciente ainda não apresenta sintomas importantes).
Esses aparelhos são capazes de medir com extrema precisão a curvatura e a espessura da córnea, bem como seu grau de irregularidade.
A grande importância do diagnóstico do ceratocone se deve às novas possibilidades terapêuticas, capazes de retardar a velocidade de progressão ou até mesmo estabilizar o ceratocone, como a técnica de crosslinking do colágeno corneano.
Você pode entrar em contato com o Núcleo Avançado em Oftalmologia para tirar as suas dúvidas, agendar uma consulta, saber dos tratamentos ou cirurgias. Basta enviar uma mensagem diretamente para o nosso WhatsApp:
O ideal é que seja feita uma avaliação em todos os familiares dos pacientes portadores de ceratocone, dada a recorrente incidência familiar, com o intuito de detectar casos iniciais do ceratocone.
Pré-Operatório
- Aberrometria
- Ceratoscopia Computadorizada
- Paquimetria Ultrassônica
- Microscopia Especular de Córnea
- Tomografia da Córnea
Ceratocone
O ceratocone é uma doença da córnea, caracterizada pelo aumento progressivo da curvatura da córnea, bem como pela diminuição progressiva de sua espessura.
Em outras palavras, a córnea (parte mais anterior do olho), torna-se “pontuda” e “fina”. Na evolução natural do ceratocone, a córnea perde progressivamente sua conformação original (levemente curva) e adquire um formato atípico (extremamente curva, semelhante a um cone).
O ceratocone é uma doença controlável, que pode ser bem manuseada em suas diversas fases. Esta doença na córnea começa a se desenvolver geralmente na adolescência, a partir dos 15 anos de idade em média, e apresenta seu pico de evolução entre os 15 e 25 anos. Entretanto, existem alguns casos de aparecimento e evolução precoces (antes dos 15 anos) e também casos de aparecimento e evolução tardia (após os 30 anos).
Causas do Ceratocone
Não existe um consenso sobre a causa do ceratocone, que ainda é desconhecida. Sabe-se, no entanto que alguns genes estão diretamente envolvidos no aparecimento do ceratocone. Por isso, a presença do ceratocone é mais comum em membros de uma mesma família, não sendo uma herança genética obrigatória. Porém, sua evolução pode ser distinta entre os membros da família.
É conhecido também que alguns fatores externos atuam acelerando a progressão do ceratocone, como traumas repetitivos durante o hábito de coçar os olhos. Acredita-se também que a infecção por alguns vírus possa desencadear reações imunológicas capazes de estimular a progressão do ceratocone.
Entre em contato com os oftalmologistas em Ipatinga e saiba mais sobre os Exames de Ceratocone, temos especialistas em córnea no Hospital de Olhos.
Você pode saber mais sobre Ceratocone com o Guia Exclusivo e Gratuito que o Núcleo Avançado desenvolveu pensando em você, clique abaixo e baixe o conteúdo!
Você pode entrar em contato com o Núcleo Avançado em Oftalmologia para tirar as suas dúvidas, agendar uma consulta, saber dos tratamentos ou cirurgias. Basta enviar uma mensagem diretamente para o nosso WhatsApp:
" Os equipamentos e outros produtos oftalmológicos citados neste site não configuram interesse comercial; são citados apenas em caráter de esclarecimento e educação da coletividade, respeitando a lei de patentes e de registro dos mesmos na ANVISA. A incorporação de tecnologias, que há pouco tempo seriam inexistentes, mostra a potencialidade desses instrumentos na melhoria da atenção médica prestada, porém lembramos ao leitor deste site que nenhuma informação substitui a consulta com o médico de sua confiança."