Notícias

24
Ago

3 Notas Rápidas sobre o Tratamento do Ceratocone

tratamento-do-ceratocone

O Ceratocone é uma doença dos olhos que provoca a degeneração da córnea, que vai ficando fina e com formato de cone – pontuda e projetada para fora. A doença é progressiva e, quando não tratada, pode levar à cegueira.

Existem 3 técnicas usadas no Tratamento do Ceratocone, que são aplicadas de acordo com o estágio de evolução que a doença se apresenta. Vamos listar aqui 1 curiosidade sobre cada técnica de tratamento:

Anel de Ferrara: também conhecido como Anel Intracorneano, é uma pequena estrutura de material biocompatível que é implantada entre as camadas da córnea, para reforçar sua curvatura. Este implante pode ser trocado quando necessário.

Crosslinking de colágeno: o crosslinking é nome dado ao processo de criação de moléculas para o reforço das estruturas de um tecido. No caso dos olhos, o crosslinking é aplicado para induzir a criação de moléculas de colágeno na córnea, que fica fortalecida, mas o processo pode ser aplicado em outros membros do corpo humano.

Transplante de Córnea: é a última opção de tratamento, e só é aplicado quando a córnea apresenta danos irreversíveis. O Ceratocone é a maior causa de transplantes de córnea no Brasil.

É sempre importante lembrar que o Ceratocone pode provocar a perda completa da visão, quando não tratado. E o diagnóstico de Ceratocone só pode ser definido por um oftalmologista especializado, após o paciente realizar uma rotina de exames específicos.

Agende já seus exames preventivos com os oftalmologistas do Núcleo Avançado em Oftalmologia.

Você pode saber mais sobre Ceratocone com o Guia Exclusivo e Gratuito que o Núcleo Avançado desenvolveu pensando em você, clique abaixo e baixe o conteúdo!

guia-completo-sobre-ceratocone

Entre em contato pelo telefone (31) 3618-7500 ou pelo WhatsApp (31) 99895-8332.