Notícias

08
Ago

Ceratocone é grave!

ceratocone-doenca-ocular

Os olhos são nossa principal fonte de contato com o mundo. Cerca de 80% da interação que fazemos com o mundo é feita, primeiramente através dos olhos.

Enxergar bem faz parte de uma rotina saudável e é sinônimo de qualidade de vida. Quando temos a visão comprometida, muitas das nossas tarefas diárias, como ler, mexer no celular, dirigir, trabalhar, tornam-se difíceis de executar.

E o quê pode fazer nossa visão não ficar prejudicada?

Assim como todos os outros órgãos do nosso corpo, os olhos também estão sujeitos a serem acometidos por uma série de enfermidades. Algumas, como os Erros Refrativos (Miopia, Astigmatismo, Hipermetropia e Presbiopia) são consideradas enfermidades leves, e têm solução mais fácil.

Porém, outras doenças, como o Ceratocone, por exemplo, são consideradas mais sérias, e precisam de diagnóstico precoce e tratamento imediato.

O Ceratocone é uma doença ocular, de caráter não inflamatório e progressivo, que faz com que a córnea vá perdendo espessura. Esse afinamento do tecido corneano provoca perda da curvatura da córnea, que acarreta em perda significativa da qualidade da visão. Em seus estágios mais avançados, o Ceratocone deixa a córnea tão fina e sem curvatura, que ela fica com um aspecto de cone, com uma ponta que fica elevada e projetada para frente. Em último caso, pode levar à cegueira.

Por isso, é muito importante saber identificar sintomas de perda de qualidade da visão, já que eles podem estar atrelados ao aparecimento de doenças oculares como o Ceratocone. Alguns dos sintomas que você deve observar são Astigmatismo Irregular (quando o grau aumenta muito em um período de tempo curto), visão embaçada e distorcida, aumento da sensibilidade à luz (fotofobia) e coceira nos olhos.

É importante lembrar que, por ser progressiva, nem sempre será possível identificar a doença de imediato. O diagnóstico de Ceratocone só pode ser alcançado por um médico oftalmologista especializado em doenças da córnea.

Portanto, se você acha que apresenta algum destes primeiros sintomas de Ceratocone, agende já uma consulta com os especialistas do Núcleo Avançado em Oftalmologia em Ipatinga. Estamos preparados para realizar os exames diagnósticos e apresentar o melhor tratamento para o seu caso.

Você pode saber mais sobre Ceratocone com o Guia Exclusivo e Gratuito que o Núcleo Avançado desenvolveu pensando em você, clique abaixo e baixe o conteúdo!

guia-completo-sobre-ceratocone

Entre em contato pelo telefone (31) 3618-7500 ou pelo WhatsApp (31) 99895-8332.