Notícias

08
Ago

Conheça 3 Sintomas do Ceratocone

sintomas-do-ceratocone

Das doenças oculares, os sintomas do Ceratocone é um dos mais sérios. De caráter não inflamatório e progressivo, o Ceratocone nem sempre tem diagnóstico fácil de se identificar.

O Ceratocone ganhou este nome porque, em seus estágios mais avançados de evolução, a córnea fica com aspecto pontudo e projetado para fora. Isso acontece porque o tecido corneano vai se afinando e perdendo a curvatura, e este processo acontece de forma quase imperceptível no começo.

O diagnóstico de Ceratocone pode demorar a ser alcançado, porque a doença leva tempo até evoluir para o estágio em que a córnea fica visivelmente pontuda. Por isso, é importante observar alguns sintomas mais leves, que podem indicar o desenvolvimento da doença. Veja abaixo 3 sintomas das fases iniciais do Ceratocone:

Astigmatismo Irregular: o Astigmatismo é uma das doenças conhecidas como Erros Refrativos. Pessoas astígmatas apresentam dificuldade em enxergar com nitidez os contrastes entre as linhas horizontais e verticais. Em um quadro normal, o Astigmatismo apresenta evolução lenta, com aumento de grau leve e esporádico. No Astigmatismo Irregular, o grau vai aumentando de forma rápida e progressiva, havendo necessidade de trocar os óculos para graus cada vez mais altos em curtos intervalos de tempo.

Fotofobia: o aumento à sensibilidade à luz é outro sintoma leve que pode indicar início de Ceratocone. Os olhos passam a arder em ambientes muito claros, forçando o uso contínuo de óculos escuros para a proteção.

Coceira nos olhos: quando coçar os olhos passa a ser um hábito constante, é hora de procurar um oftalmologista do Hospital de Olhos em Ipatinga. A coceira nos olhos, quando excessiva, pode levar a outras patologias oculares, como traumas de córnea, que podem acelerar o afinamento do tecido corneano, levando ao seu formato cônico de forma mais rápida.

É importante lembrar que o Ceratocone, quando não tratado, pode levar à cegueira, e seu diagnóstico só pode ser identificado por um médico oftalmologista especializado, após uma rotina de exames oftalmológicos.

Se você percebeu algum dos sintomas do Ceratocone em sua visão, não deixe de agendar uma consulta preventiva com os oftalmologistas do Núcleo Avançado em Oftalmologia.

Você pode saber mais sobre Ceratocone com o Guia Exclusivo e Gratuito que o Núcleo Avançado desenvolveu pensando em você, clique abaixo e baixe o conteúdo!

guia-completo-sobre-ceratocone

Entre em contato pelo telefone (31) 3618-7500 ou pelo WhatsApp (31) 99895-8332.