Notícias

08
Ago

Diabetes e Catarata: entenda os riscos envolvidos

diabetes-e-catarata-nucleo-avancado

Para entender a correlação entre a Diabetes e Catarata, primeiro precisamos entender cada uma delas.

A Diabetes, de acordo com a definição da Sociedade Brasileira de Diabetes, é uma doença crônica que afeta o metabolismo do paciente.

A Diabetes pode ser subdividida em 2 tipos:

Tipo 1: quando o pâncreas passa a produzir pouca ou nenhuma insulina, o hormônio responsável pelo controle de glicose no sangue;
Tipo 2: quando o organismo já não consegue mais empregar adequadamente a insulina que produz, o que acarreta no processamento errado da glicose.

O corpo precisa da glicose para gerar energia. Porém, quando os níveis de glicose (hiperglicemia) ficam muito altos, por longos períodos de tempo, podem ocorrer danos aos órgãos, vasos sanguíneos e nervos, devido ao acúmulo dos açúcares não processados.

A Catarata, por sua vez, é uma doença ocular de caráter progressivo, que provoca a perda de transparência do cristalino, a lente natural do olho. O processo de opacificação do cristalino está associado ao acúmulo de material oxidativo resultante do metabolismo celular, o que provoca a perda gradual de campo e acuidade visuais.

Agora que já definimos as doenças, vamos entender como elas se correlacionam.

A Diabetes de Tipo 1 pode ser resolvida com a aplicação de injeções de insulina, que farão o controle dos níveis de Glicose no sangue. Porém, os diabéticos de Tipo 2 não conseguem processar a Glicose apesar da insulina, e os açúcares vão se acumulando em todos os órgãos e tecidos do corpo. Inclusive, na superfície do cristalino.

Estudos apontam que Diabéticos Tipo 2 são até 3 vezes mais propensos a desenvolver Catarata mais cedo e com progressão mais rápida.

Por isso, é de extrema importância que o Paciente com diagnóstico de Diabetes, especialmente a do Tipo 2, comece um acompanhamento oftalmológico imediatamente.

A Catarata é inevitável, já que está interligada com o processo de envelhecimento das células. Mas a Catarata pode ser controlada e revertida, e os índices de melhora são ainda mais animadores quando a Catarata é diagnosticada em seu início.

Você pode saber mais sobre Catarata com o Guia Exclusivo e Gratuito que o Núcleo Avançado desenvolveu pensando em você, clique abaixo e baixe o conteúdo!

guia-completo-fatores-de-risco-da-catarata

Caso ainda tenha dúvidas, fale conosco pelo (31) 3618-7500 ou pelo WhatsApp (31) 99895.8332. Se preferir, acesse o site www.nucleoavancado.com.br ou clique para falar conosco: