Notícias

21
Dez

Dicas sobre cuidados com os olhos no Verão

dicas-sobre-cuidados-com-os-olhos-no-verao

Vem chegando a estação mais quente do ano, e que é muito aguardada pelas crianças em férias e por quem gosta de calor. É o tempo de dias e mais dias de praia e piscina.

Cuidar da saúde dos olhos é importante em qualquer época do ano, mas o Verão pode ser danoso para a visão se não for levado a sério.

O calor e a umidade têm papel importante na proliferação de vírus e bactérias, e por isso mesmo é comum haver surtos de conjuntivite. Normalmente, uma conjuntivite é de fácil tratamento, mas requer repouso e medicação – que só deve ser receitada por um médico oftalmologista especializado.

Uma outra característica do verão é também o aumento da incidência de raios solares. Os ambientes abertos ficam mais claros, e podem provocar sensibilidade à luz, fotofobia e desconforto ocular. E dependendo da incidência de raios solares, há o risco de queimaduras na córnea.

Os ambientes internos também podem ser prejudiciais aos olhos. O uso constante de aparelhos de ar condicionado pode ressecar os olhos, causando irritação, ardência e vermelhidão.

Outro hábito que pode irritar os olhos é o banho de mar e de piscina. Abrir os olhos embaixo d’água é bastante prejudicial à saúde ocular, especialmente na piscina, com o uso do cloro de limpeza usado na água.

Para evitar estes problemas, separamos aqui algumas dicas importantes para você cuidar dos seus olhos e manter a sua saúde ocular durante todo o Verão.

  • Não esqueça os óculos escuros!

Os óculos escuros com proteção ultravioleta são essenciais para ajudar a manter os olhos saudáveis. Além de deixarem a visão mais confortável, eles protegem a córnea de danos provocados pela exposição aos raios solares, e retarda o envelhecimento das células dos olhos.

  • Mantenha os dedos longe dos olhos

Durante o dia, nossas mãos entram em contato com muitas coisas. Mesmo que você lave as mãos com frequência, sempre sobram impurezas – e é melhor evitar o contato dessa sujeira com os olhos.

  • Mantenha uma alimentação leve e saudável 

Evite ingerir frituras, sal e açúcar em excesso – estes ingredientes são prejudiciais à sua saúde, inclusive à saúde ocular. Acrescente vegetais verde escuros em suas refeições, pois eles contém uma vitamina que é bastante benéfica para a retina.

 

  • Vai mergulhar? Mantenha os olhos fechados

Evite abrir os olhos quando estiver embaixo d’água. A salinidade da água do mar pode irritar e danificar a córnea e a conjuntiva, deixando o olho sensível e com ardor. Na piscina não é diferente: o cloro usado para higienizar a água provoca vermelhidão, ardência e coceira nos olhos. Se precisar enxergar sob a água, use óculos específicos, como o snorkel ou óculos de natação.

 

  • O colírio é seu aliado

Quando a umidade do ar está baixa, os olhos podem ficar irritados, provocando coceira, vermelhidão e ardência. Nestes casos, os colírios lubrificantes pode ajudar a manter seus olhos saudáveis. Aplique-os de acordo com as recomendações de seu oftalmologista.

 

  • Não se esqueça de visitar o seu oftalmologista!

A saúde dos seus olhos depende também de manter uma rotina regular de acompanhamento oftalmológico com um especialista. Ao final do Verão, faça o seu check up ocular para avaliar as condições da córnea e da retina.

 

Agende uma consulta de rotina com o Dr. Carlos Cotta especialista na clínica de olhos em Ipatinga ou baixe o nosso Guia Digital gratuito sobre Como Cuidar dos olhos no verão:

 

Ficou com alguma dúvida?

Fale com o Núcleo Avançado pelo telefone (31) 3618-7500, pelo WhatsApp (31) 99934.8572 ou pela nossa Página de Atendimento.