Notícias

28
Jun

Mitos e Verdades – Dúvidas sobre Ceratocone

mitos-e-verdades-sobre-ceratocone

O Ceratocone é uma doença ocular progressiva, não inflamatória, que é mais comum do que se imagina. Estudos apontam que 1 em cada 20 mil pessoas em todo o mundo. É considerada grave, justamente por seu caráter progressivo, e que pode levar à perda da visão, quando não tratada.

Para você entender melhor a doença, vamos responder aqui algumas das dúvidas sobre Ceratocone.

O Ceratocone é hereditário?

R: As causas e gatilhos do desenvolvimento do Ceratocone ainda não são plenamente conhecidas. Mas acredita-se que a herança genética seja uma das razões para o aparecimento da doença, já que os casos são mais comuns entre membros de uma mesma família. Isso não quer dizer que casos isolados não possam acontecer.

Você pode entrar em contato com o Núcleo Avançado em Oftalmologia para tirar as suas dúvidas, agendar uma consulta, saber dos tratamentos ou cirurgias. Basta enviar uma mensagem diretamente para o nosso WhatsApp: 

tire suas dúvidas pelo whatsapp do núcleo avançado

Como eu posso identificar o Ceratocone?

R: A não ser nos casos em que o Ceratocone está em estágios bem avançados de progressão, em que a projeção da córnea pontuda fica totalmente visível, o Ceratocone pode passar despercebido. Em seus estágios iniciais, o principal sintoma é a visão prejudicada, que vai ficando embaçada com a degeneração da curvatura da córnea.
O diagnóstico correto só pode ser determinado por um médico oftalmologista especialista em córnea, depois que o paciente realiza uma série de exames específicos.

Posso optar por não tratar o Ceratocone?

R: Em teoria, sim, você pode optar por não tratar. Porém, é importante ressaltar que a acuidade visual vai diminuindo à medida em que a doença vai progredindo. Em seus estágios de evolução mais avançados, há risco de perda da visão.

Eu terei que fazer transplante de córnea, depois do diagnóstico de Ceratocone?

R: Não necessariamente. O transplante de córnea é o último recurso no tratamento do Ceratocone. Antes de chegar a este ponto, o médico oftalmologista pode optar por outras técnicas de tratamento, como o Implante de Anel de Ferrara e o Crosslinking de Colágeno. Entenda mais sobre as formas de tratamento do Ceratocone neste link aqui.

Eu vou mesmo ficar cego por causa do Ceratocone?

R: O risco de perda total de visão provocada pelo Ceratocone avançado existe, apesar de os casos serem bastante raros. Geralmente, os pacientes iniciam o tratamento da doença antes de chegarem nesse ponto.

Qual tratamento para o Ceratocone eu devo fazer: o Anel de Ferrara ou o Crosslinking?

R: Ambas. Por terem funções e finalidades diferentes, tanto o Anel de Ferrara quanto o crosslinking poderão ser usados na contenção da progressão do Ceratocone. O oftalmologista de Ipatinga determinará qual técnica usar, e em qual momento.

Como você pode ver, manter uma rotina de exames oftalmológicos constantes pode identificar o Ceratocone em seus estágios iniciais e prevenir a progressão acelerada da doença.

Agende já a sua rotina de exames de prevenção e diagnósticos de Ceratocone com os profissionais especializados do Núcleo Avançado em Oftalmologia.

Você pode saber mais sobre Ceratocone com o Guia Exclusivo e Gratuito que o Núcleo Avançado desenvolveu pensando em você, clique abaixo e baixe o conteúdo!

guia-completo-sobre-ceratocone

Você pode entrar em contato com o Núcleo Avançado em Oftalmologia para tirar as suas dúvidas, agendar uma consulta, saber dos tratamentos ou cirurgias. Basta enviar uma mensagem diretamente para o nosso WhatsApp: 

tire suas dúvidas pelo whatsapp do núcleo avançado