Mitos e Verdades Sobre Glaucoma
Saiba agora os Mitos e Verdades Sobre Glaucoma. Um pouco mais de 1 milhão de brasileiros, cerca de 2% da população nacional, sofre com uma doença silenciosa, cuja principal consequência é a cegueira. Estamos falando do Glaucoma, uma patologia ocular que afeta 60 milhões de pessoas em todo o mundo.
Na maioria dos casos, o glaucoma não apresenta sintomas. Por isso, se você tem 50 anos ou mais, visite seu oftalmologista e faça exames preventivos.
Para você, de Ipatinga e região, agende sua consulta no Núcleo Avançado em Oftalmologia. A mais bem preparada clínica de olhos do interior de Minas Gerais, com médicos especialistas em Glaucoma e atendimento particular ou via plano de saúde.
Envie sua mensagem e agende seu horário: 31 99934.8572.
O que é Glaucoma?
Além de ser diagnosticado, é importante compreender do que se trata a doença. Então, vamos lá: o Glaucoma é um problema no nervo óptico ocular causado pelo aumento da pressão no olho.
Cientificamente, ainda não há consenso sobre o que leva a essa alteração, mas, independentemente das motivações para o desencadeamento da doença, é indispensável se precaver ou se tratar.
Tipos de Glaucoma
Um mito a respeito da patologia é acreditar que a manifestação do glaucoma se dá apenas de uma maneira. De forma simples, existem quatros tipos de Glaucoma:
- Glaucoma congênito: manifesta-se desde o nascimento, é raro;
- Glaucoma de ângulo fechado: é o tipo mais agressivo da doença, podendo desenvolver crises de glaucoma, nas quais a pressão dos olhos eleva-se muito e se não for tratada rapidamente pode levar a perda da visão em questão de dias. É responsável por cerca de 15% dos casos de glaucoma;
- Glaucoma de ângulo aberto: é o tipo mais comum da patologia – geralmente tem um aparecimento mais lento e sem sintomas, e por isso muitas vezes é diagnosticada tardiamente se o paciente não faz consultas periódicas;
- Glaucoma secundário: pacientes com histórico de uso de colírios com corticoides, traumas ou outras doenças oculares.
Mitos e verdades sobre Glaucoma
Pairam sempre algumas dúvidas a respeito do glaucoma. Para esclarecer as principais delas, trazemos algumas informações relevantes:
- Os casos de Glaucoma são mais comuns a partir dos 50 anos;
- Quem tem parentes próximos com glaucoma têm mais chances de ter glaucoma;
- Afrodescendentes têm mais propensão a desenvolver a doença;
- Quem já sofreu com outras doenças oculares têm mais chances de manifestar o glaucoma;
- Hipertensos têm 17% mais chance de ter a patologia;
- Já os diabéticos tipo 2, 35%;
- Aqueles que têm o diagnóstico de ambas as doenças podem ter até 48% de chances de sofrer com o glaucoma.
Diagnóstico
Os sinais do Glaucoma, na maior parte das vezes, são silenciosos. Nos casos avançados da doença, o paciente pode se queixar de visão embaçada e/ou perda da visão periférica.
Uma consulta oftalmológica completa, com exame do fundo do olho e a medida da pressão intra-ocular são o primeiro passo para identificar a doença.
No caso de suspeita da doença, exames complementares são fundamentais para completar a investigação e ter um diagnóstico mais preciso. Conheça os principais que podem ser solicitados pelo seu oftalmologista:
- Retinografia do nervo óptico;
- Tomografia de coerência óptica
- Gonioscopia
- Campimetria, entre outros.
Cirurgia de Glaucoma: técnica iStent
O tratamento do Glaucoma tem na técnica iStent um de seus modelos mais modernos. E o melhor: está à disposição dos moradores de Ipatinga e região! No Núcleo Avançado em Oftalmologia, você pode se tratar e continuar a enxergar com qualidade.
O que é a cirurgia iStent?
Resumidamente, a técnica consiste na implantação de dois iStents, por meio de uma única incisão, que favorecem o escoamento do humor aquoso, diminuindo a pressão intraocular.
Pré-operatório
Antes da cirurgia, o médico indicará os exames necessários para garantir um procedimento seguro.
Pós-operatório
A recuperação pode levar de alguns dias a poucas semanas. O paciente pode sentir desconforto e secura ocular, além da sensação de areia nos olhos. As recomendações pós-cirurgia é manter a higiene na região ocular e usar os colírios indicados pelo médico.
Mitos e Verdades Sobre Glaucoma, Outros tratamentos
Outra possibilidade de tratamento da doença é o laser. A técnica conhecida como Trabeculoplastia Seletiva a Laser (SLT) é também uma possibilidade para os pacientes portadores de glaucoma de Ângulo Aberto. É um procedimento realizado no consultório, e que pode ser reaplicado sempre que necessário.
As cirurgias mais tradicionais também fazem parte do arsenal para se tratar o glaucoma, e todas elas são realizadas no Núcleo Avançado em Oftalmologia como as cirurgias fistulizantes (Trabeculectomia e Esclerotomia Profunda Não-Penetrante) e o implante de Válvula de Ahmed. E por fim também há a opção com os colírios, que podem ser usados isoladamente ou em conjunto com todas essas opções.
Trate-se do Glaucoma no Núcleo Avançado em Oftalmologia
E todas essas opções estão à disposição no nosso hospital de olhos! É tecnologia, modernidade e atendimento de ponta para os moradores de Ipatinga e arredores.
Com 20 anos de existência, o Núcleo Avançado em Oftalmologia oferece um corpo clínico experiente e especializado em diversas doenças oculares.
Entre eles, o especialista de glaucoma Dr. Virgílio Freitas Costa irá atendê-lo para tratar dessa patologia que pode levar à cegueira e tirar todas as suas dúvidas sobre os Mitos e Verdades Sobre Glaucoma.
Mitos e Verdades Sobre Glaucoma: preço do tratamento
Para ser atendido por um oftalmologista em Ipatinga e realizar seu tratamento de glaucoma é simples: use seu plano de saúde!
Somos conveniados a diversos planos de saúde. Caso opte pelo atendimento particular, nossos preços são justos e acessíveis. Agora que você sabe quais são os Mitos e Verdades Sobre Glaucoma, entre em contato com nossa equipe de atendimento.
Para agendar sua consulta, é simples: envie uma mensagem via WhatsApp: 31 99934.8572.