Notícias

08
Ago

Respondendo 5 Perguntas sobre o Anel de Ferrara

anel-de-ferrara-ceratocone

Você já leu aqui que o Ceratocone é uma doença ocular grave, de caráter progressivo, e que pode levar à perda da visão quando não tratada.

Você também leu aqui que o diagnóstico do Ceratocone não é simples, e que precisa de exames para ser identificado. E você também leu neste link aqui que existe tratamento para Ceratocone.

Dentro das técnicas cirúrgicas de tratamento do Ceratocone, está o Implante de Anel de Ferrara. Vamos responder aqui às 5 perguntas mais comuns sobre este implante, para que você possa entender melhor como ele funciona.

duvidas-de-ceratocone

Mas, afinal, o que é o Anel de Ferrara?

R: O Anel de Ferrara, ou Anel Intraestromal, é uma estrutura composta de 2 semicírculos, feitos de material biocompatível. Esta estrutura é implantada nas entre camadas do tecido corneano, através de uma minúscula abertura na superfície da córnea.

E qual exatamente é a função desse Anel de Ferrara?

R: A principal função do Anel de Ferrara é manter a córnea com uma estrutura mais estável. Os semicírculos são apoiados nas bordas da pupila, de forma confortável, e aplicados por dentro das camadas da córnea. Dessa maneira, a córnea fica com maior sustentação, mantém a sua curvatura e sofre menos os efeitos da degeneração provocada pelo Ceratocone.

Então, eu voltarei a enxergar com Anel de Ferrara?

R: Ocorre melhora da visão, porém o objetivo principal deste tratamento é reduzir a progressão da doença. A Cirurgia de Implante de Anel de Ferrara não tem finalidade refrativa, ou seja, ela reduz e estabiliza o grau, oferecendo uma sustentação extra para a córnea. Isso quer dizer que, mesmo com o implante, será necessário o uso de óculos de correção ou lentes de contato para obter uma melhor acuidade visual.

Esse implante é definitivo?

R: Não. O implante de Anel de Ferrara é reversível, e poderá ser trocado ou retirado a qualquer momento, sem nenhum tipo de dano às camadas da córnea. A maioria dos pacientes permanecem com implante o resto da vida.

Ficarei totalmente curado do Ceratocone depois que eu fizer o Implante do Anel de Ferrara?

R: O Ceratocone não tem cura, mas tem tratamento. O Ceratocone é uma doença progressiva, ainda sem causas totalmente conhecidas, e que não tem uma cura definitiva. O que o Anel de Ferrara fará por você é retardar a progressão da doença, evitando, ao máximo, chegar ao estágio em que é necessário o transplante de córnea.

Parece assustador, mas é possível manter a qualidade da visão, e de vida, apesar do diagnóstico de Ceratocone.

Fale agora mesmo com a equipe de oftalmologistas especializados do Núcleo Avançado em Oftalmologia, agende uma consulta preventiva de Ceratocone e tire todas as suas dúvidas sobre o Implante do Anel de Ferrara.

Você pode saber mais sobre Ceratocone com o Guia Exclusivo e Gratuito que o Núcleo Avançado desenvolveu pensando em você, clique abaixo e baixe o conteúdo!

guia-completo-sobre-ceratocone

Para agendar a sua consulta, entre em contato pelo telefone (31) 3618-7500 ou pelo WhatsApp (31) 99895-8332.