Notícias

24
Ago

Saiba tudo sobre exames para diagnosticar Ceratocone

exames-para-diagnosticar-ceratocone

O Ceratocone é uma doença ocular que leva à degeneração do tecido da córnea, deixando-a fina e sem curvatura. A doença é progressiva e não inflamatória, que pode ser difícil de identificar devido aos seus sintomas iniciais leves.

Pacientes que apresentam Astigmatismo Irregular (quando o grau aumenta muito em um período de tempo curto), fotofobia e podem já estar nos primeiros estágios de desenvolvimento do Ceratocone. Mas esse diagnóstico só pode ser atingido após realizar uma série de exames específicos.

Atualmente, existem aparelhos específicos, capazes de detectar as formas iniciais do ceratocone (também chamados estágios subclínicos, quando o paciente ainda não apresenta sintomas importantes).
Esses aparelhos são capazes de medir com extrema precisão a curvatura e a espessura da córnea, bem como seu grau de irregularidade.

Através da Microscopia Especular da Córnea, o médico oftalmologista do Hospital de Olhos em Ipatinga consegue avaliar detalhadamente a córnea, fazendo uma medição quantitativa e qualitativa das células do endotélio (camada mais profunda do tecido corneano).

Este exame consiste em fotografar as células da córnea, através de um aparelho específico. O paciente posiciona-se no equipamento e precisa fixar o olhar em uma luz dentro do aparelho, que fará as imagens das camadas da córnea.

O exame para diagnosticar Ceratocone determina se a córnea está ficando mais fica e menos curvada, além de apresentar a morfologia (condições gerais de forma e tamanho) das células, e testar a reação da córnea em caso de procedimento cirúrgico.

A Aberrometria é um exame que estuda os defeitos refracionais do olho e as “aberrações” ópticas que podem afetar de forma importante a qualidade da visão. Este exame oftalmológico é totalmente computadorizado e pode mostrar o elevado grau de aberrações/distorções do sistema óptico do portador de ceratocone, o que justifica a visão de múltiplas imagens – sintoma muito comum no portador de ceratocone e conhecido como polioplia (poli=múltiplas/ oplia= imagens).

Paquimetria é o exame de visão que mede a espessura da córnea, utilizando um instrumento que utiliza ultrassom (paquímetro ultrassônico) ou instrumentos que utilizam a luz (Pentacam). Exame indolor cuja finalidade é medir a espessura da córnea. A paquimetria é importante aliado na avaliação e diagnóstico de ceratocone e outras várias doenças que alteram a espessura corneana.

Os exames duram cerca de 15 minutos, são indolores e não requer jejum ou acompanhantes para a sua realização. E, ainda assim, são fundamentais para o diagnóstico do Ceratocone.

Agende já seus exames preventivos com os oftalmologistas do Núcleo Avançado em Oftalmologia.

Você pode saber mais sobre Ceratocone com o Guia Exclusivo e Gratuito que o Núcleo Avançado desenvolveu pensando em você, clique abaixo e baixe o conteúdo!

guia-completo-sobre-ceratocone

Entre em contato pelo telefone (31) 3618-7500 ou pelo WhatsApp (31) 99895-8332.