Notícias

28
Jun

Saiba tudo sobre exames para diagnosticar Ceratocone

exames-para-diagnosticar-ceratocone

O Ceratocone é uma doença ocular que leva à degeneração do tecido da córnea, deixando-a fina e sem curvatura. A doença é progressiva e não inflamatória, que pode ser difícil de identificar devido aos seus sintomas iniciais leves.

Pacientes que apresentam Astigmatismo Irregular (quando o grau aumenta muito em um período de tempo curto), fotofobia e podem já estar nos primeiros estágios de desenvolvimento do Ceratocone. Mas esse diagnóstico só pode ser atingido após realizar uma série de exames específicos.

Você pode entrar em contato com o Núcleo Avançado em Oftalmologia para tirar as suas dúvidas, agendar uma consulta, saber dos tratamentos ou cirurgias. Basta enviar uma mensagem diretamente para o nosso WhatsApp: 

tire suas dúvidas pelo whatsapp do núcleo avançado

Atualmente, existem aparelhos específicos, capazes de detectar as formas iniciais do ceratocone (também chamados estágios subclínicos, quando o paciente ainda não apresenta sintomas importantes).
Esses aparelhos são capazes de medir com extrema precisão a curvatura e a espessura da córnea, bem como seu grau de irregularidade.

Através da Microscopia Especular da Córnea, o médico oftalmologista do Hospital de Olhos em Ipatinga consegue avaliar detalhadamente a córnea, fazendo uma medição quantitativa e qualitativa das células do endotélio (camada mais profunda do tecido corneano).

Este exame consiste em fotografar as células da córnea, através de um aparelho específico. O paciente posiciona-se no equipamento e precisa fixar o olhar em uma luz dentro do aparelho, que fará as imagens das camadas da córnea.

O exame para diagnosticar Ceratocone determina se a córnea está ficando mais fica e menos curvada, além de apresentar a morfologia (condições gerais de forma e tamanho) das células, e testar a reação da córnea em caso de procedimento cirúrgico.

A Aberrometria é um exame que estuda os defeitos refracionais do olho e as “aberrações” ópticas que podem afetar de forma importante a qualidade da visão. Este exame oftalmológico é totalmente computadorizado e pode mostrar o elevado grau de aberrações/distorções do sistema óptico do portador de ceratocone, o que justifica a visão de múltiplas imagens – sintoma muito comum no portador de ceratocone e conhecido como polioplia (poli=múltiplas/ oplia= imagens).

Paquimetria é o exame de visão que mede a espessura da córnea, utilizando um instrumento que utiliza ultrassom (paquímetro ultrassônico) ou instrumentos que utilizam a luz (Pentacam). Exame indolor cuja finalidade é medir a espessura da córnea. A paquimetria é importante aliado na avaliação e diagnóstico de ceratocone e outras várias doenças que alteram a espessura corneana.

Os exames duram cerca de 15 minutos, são indolores e não requer jejum ou acompanhantes para a sua realização. E, ainda assim, são fundamentais para o diagnóstico do Ceratocone.

Agende já seus exames preventivos com os oftalmologistas do Núcleo Avançado em Oftalmologia.

Você pode saber mais sobre Ceratocone com o Guia Exclusivo e Gratuito que o Núcleo Avançado desenvolveu pensando em você, clique abaixo e baixe o conteúdo!

guia-completo-sobre-ceratocone

Você pode entrar em contato com o Núcleo Avançado em Oftalmologia para tirar as suas dúvidas, agendar uma consulta, saber dos tratamentos ou cirurgias. Basta enviar uma mensagem diretamente para o nosso WhatsApp: 

tire suas dúvidas pelo whatsapp do núcleo avançado