Notícias

08
Ago

Síndrome da Visão de Computador – entenda o que é isso

Sindrome-da-Visao-de-Computador

Se você está lendo este texto, você está em um computador. Mais provável ainda que esteja em um smartphone, já que, segundo uma pesquisa feita pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP), o número de smartphones no Brasil já ultrapassou as 168 milhões de unidades.

A tecnologia é uma grande aliada da nossa rotina, deixando mais fáceis nossas atividades diárias. Porém, o uso das telas está deixando uma sequela na nossa visão.

A colaboradora Marcelle Souza publicou uma matéria no último dia 12 de junho, falando exatamente sobre os riscos à visão provocados pelo uso de computadores, tablets e smartphones. O texto foi publicado no canal de Tecnologia do portal UOL.

A matéria cita a Síndrome da Visão de Computador e seus sintomas.

Esta Síndrome provoca um certo desconforto ocular, que está associado a ressecamento, ardência, coceira e vermelhidão dos olhos dos usuários de tecnologia. Dois fatores são os responsáveis por este desconforto: o esforço excessivo dos olhos na leitura e a falta de umidificação dos olhos.

As telas de computador, tablet ou smartphone fazem com que as letras e imagens tenham bordas pouco definidas, o que força ainda mais o olho a manter o foco durante a leitura. Enquanto isso, há uma diminuição da quantidade de vezes que piscamos em cerca de 60%, o que deixa o olho ressecado.

A Síndrome da Visão de Computador parece ser mais comuns em adultos, especialmente o que são economicamente ativos, mas pode afetar também pessoas de outras idades. E os sintomas podem ficar mais severos para pessoas acima dos 40 anos de idade, quando associados à Presbiopia (Vista Cansada), erro refracional característico desta faixa etária.

A reportagem consultou alguns oftalmologistas e avisa que a Síndrome da Visão de Computador não provoca nenhum dano de caráter permanente na visão, mas que é importante manter um acompanhamento oftalmológico assim que os primeiros sintomas forem percebidos.

Você pode ler o texto na íntegra clicando aqui.

Aproveite para agendar a sua consulta de rotina no Núcleo Avançado em Oftalmologia e mantenha a saúde dos seus olhos em dia.

Você pode saber mais sobre Miopia, Hipermetropia, Astigmatismo com o Guia Exclusivo e Gratuito que o Núcleo Avançado desenvolveu pensando em você, clique abaixo e baixe o conteúdo!

guia-completo-sobre-erros-refrativos

Caso ainda tenha dúvidas, fale conosco pelo telefone (31) 3618-7500 ou pelo WhatsApp (31) 99895-8332.