Notícias

08
Ago

Tudo sobre a Cirurgia de Catarata: Mitos e Verdades

18

Quer saber tudo sobre a Cirurgia de Catarata? Separamos as principais dúvidas sobre o procedimento e os mitos e verdades em torno do assunto. Confira:

1- Não é necessário ficar internado ao fazer Cirurgia de catarata

Verdade – Não há necessidade de internação, e a Cirurgia é realizada com anestesia tópica (realizada através de colírios). A Cirurgia leva em média de 10 a 15 minutos, não são necessários pontos e a recuperação da visão é rápida. A Cirurgia de catarata consiste na retirada do cristalino opacificado e sua substituição por uma lente intraocular. Se dá através de uma técnica chamada de facoemulsificação assistida por laser de femtosegundo.

2- Os médicos aplicam injeção no olho para realização da Cirurgia de Catarata

Mito – A anestesia do procedimento cirúrgico da Catarata é uma anestesia tópica, ou seja, feita através de colírio.

3- A Cirurgia de Catarata dói

Mito – Devido ao uso de anestésicos locais, a dor durante a Cirurgia de Catarata é praticamente imperceptível.

4- Durante o procedimento cirúrgico da catarata sai sangue

Mito – Graças aos avanços tecnológicos da Cirurgia a Laser não há sangramentos durante o procedimento cirúrgico.

5- O olho sai para fora

Mito – Não. Isso não é necessário.

6- A agulha é grande

Mito – Não há utilização de agulhas durante o procedimento cirúrgico.

7- É necessário dar pontos no olho após a Cirurgia

Mito – No procedimento cirúrgico a laser não há necessidades de suturas devido a incisão ser bem pequenas e fechadas com a própria pressão ocular.

8- Vou enxergar depois da Cirurgia?

Verdade – A visão é recuperada já no primeiro dia após a Cirurgia quando os casos de Catarata não estão muito avançados. Neste caso, a recuperação total da visão pode levar alguns dias.

9- Não pode lavar a cabeça logo após a Cirurgia de catarata

Mito – recomenda-se que o paciente ao lavar a cabeça, tome os devidos cuidados para que não entre água e sabão nos olhos.

10- Eu não posso dormir do lado do olho operado

Verdade – Evite dormir do lado do olho operado por uma semana após a Cirurgia e procure usar o oclusor (tampão de olho) quando for dormir.

11- Não posso ter relações sexuais após a Cirurgia de Catarata

Mito – É aconselhável apenas que evite movimentos bruscos próximo a região ocular principalmente nos primeiros  7 dias após a Cirurgia.

12- Dieta adequada antes da Cirurgia de Catarata

Alimente-se com uma dieta leve antes do horário previsto que chegará ao hospital.

Quanto custa a Cirurgia de catarata?

Em cumprimento ao Código de Ética Médica é inadequada a divulgação de preços de Cirurgias, média de valores ou planos de financiamento.

“Cabe ao médico, após os procedimentos de diagnósticos e indicação terapêutica, estabelecer o valor e o modo de cobrança de seus honorários, observando o contido no Código de Ética Médica, referente à remuneração profissional.” Fonte: artigo 3.º da Resolução do CFM nº. 1.836/2008.

Para consulta de valores é agendando uma avaliação, em que o oftalmologista analisará o caso. Havendo indicação para Cirurgia é que os custos e formas de pagamento serão apresentados e discutidos. Entre em contato e agende sua avaliação.

Se você ainda possui alguma dúvida sobre a Cirurgia de Catarata, entre em contato conosco através de nossos canais de atendimento e fale com nossos especialistas em Cirurgia de Catarata do Núcleo Avançado em Oftalmologia.

Você pode saber mais sobre Catarata com o Guia Exclusivo e Gratuito que o Núcleo Avançado desenvolveu pensando em você, clique abaixo e baixe o conteúdo!

guia-completo-sobre-cirurgia-de-catarata

Você tem dúvidas sobre a cirurgia de Catarata? Acesse a área de atendimento do site, teremos o maior prazer em atendê-lo. ou
Ligue para  (31) 99895-8332