Você enxerga nitidamente durante o dia e de noite? Saiba que você pode ter Miopia, Astigmatismo ou Hipermetropia
Se você está com dificuldades para enxergar, é possível que tenha miopia, hipermetropia ou astigmatismo, também conhecidos como erros refrativos ou vícios de refração. Caso não consiga enxergar nitidamente de perto ou de longe e esteja sentindo a visão embaçada, é uma boa hora de procurar o oftalmologista para fazer um exame completo.
Fique tranquilo, pois esses erros de refração têm tratamento. Podemos utilizar óculos, lentes de contato ou então fazer a cirurgia refrativa a laser, que é segura e realizada com alta tecnologia de precisão.
Você pode entrar em contato com o Núcleo Avançado em Oftalmologia para tirar as suas dúvidas, agendar uma consulta, saber dos tratamentos ou cirurgias. Basta enviar uma mensagem diretamente para o nosso WhatsApp:
O que são erros refrativos
A refração acontece quando a luz do ambiente passa para o interior do globo ocular, atravessando lentes naturais dos olhos (córnea e cristalino), chegando até a retina, onde a imagem é formada e enviada ao nosso cérebro.
Quando a luz não chega com nitidez ou chega com deformações à nossa retina, temos os erros de refração, também conhecidos como erros refrativos ou vícios de refração.
A miopia, hipermetropia e astigmatismo podem ocorrer de forma sutil, sem que você perceba inicialmente que está com dificuldades para enxergar. É muito comum as pessoas acharem que têm uma boa visão, até que começam a usar os óculos com grau corretivo adequado e aí percebem que precisavam de ajuda.
Como saber se tenho algum erro de refração?
As principais queixas dos pacientes com algum problema refrativo são: visão embaçada, dores de cabeça, dificuldades para focalizar objetos, olhos vermelhos ao final do dia, desconforto nos olhos e dificuldade para ler de perto, de longe ou nas duas distâncias.
Ao consultar um médico, alguns exames oftalmológicos rápidos e indolores podem ser feitos para diagnosticar os erros de refração. Ao primeiro sinal de incômodo nos olhos ou dificuldade para enxergar, consulte um oftalmologista.
Saiba mais sobre miopia, hipermetropia e astigmatismo
Miopia – Ocorre quando a imagem não é focada diretamente na retina, mas anteriormente. Pessoas míopes podem ter o globo ocular mais alongado, uma curvatura corneana mais acentuada ou cristalino com uma distância focal mais curta.
A Miopia afeta a capacidade de enxergar objetos que estejam mais distantes e pode ser corrigida com o uso de óculos, lentes de contato ou por meio da cirurgia refrativa a laser.
Astigmatismo – Na sua grande maioria acontece por uma irregularidade da curvatura da córnea, deixando a imagem distorcida ou sombreada . Os raios de luz que formam a imagem não chegam ao mesmo ponto na retina, deixando a visão embaçada, sem nitidez e foco.
As queixas mais comuns sobre o Astigmatismo são dores de cabeça e sensação de ardor, além da baixa qualidade de visão.
Hipermetropia – Ocorre quando há dificuldade para enxergar objetos mais próximos, como ler um livro, por exemplo. Isso acontece quando a imagem é focada posteriormente a retina.
Entre os sintomas estão o cansaço ocular, visão embaçada, sensação de peso nos olhos e até lacrimejamento e vermelhidão.
Você pode saber mais sobre Miopia, Hipermetropia, Astigmatismo e Presbiopia com o Guia Exclusivo e Gratuito que o Núcleo Avançado desenvolveu pensando em você, clique abaixo e baixe o conteúdo!
Você pode entrar em contato com o Núcleo Avançado em Oftalmologia para tirar as suas dúvidas, agendar uma consulta, saber dos tratamentos ou cirurgias. Basta enviar uma mensagem diretamente para o nosso WhatsApp: