Notícias

08
Ago

Catarata- Causas e Sintomas

02

No artigo anterior “o que é catarata”, falamos como a doença surge e como ela afeta a visão. Agora, iremos abordar as causas e sintomas da catarata.

É bom saber que os indícios variam de pessoa para pessoa. O desenvolvimento da catarata pode ser mais lento, podendo demorar anos até que algum sinal seja de fato notado, ou ela poderá evoluir de forma mais avançada e agressiva. Neste segundo caso, é necessária a intervenção cirúrgica rápida para que a função visual seja restabelecida.

  • Saiba quais são os fatores de riscos:

A diabetes, infecções, falta de nutrientes e principalmente o envelhecimento são as principais causas da doença. Quanto mais idade a pessoa alcançar, maiores serão as chances de ela desenvolver catarata. Os primeiros sintomas já podem surgir a partir dos 45 anos e os sinais de baixa de visão principalmente para perto a partir dos 60 anos.

Outras causas ajudam a doença a se manifestar como: má alimentação; estresse rotineiro que induz ao acúmulo de oxidantes; sem contar a exposição sem proteção aos raios ultravioletas emitidos pelo sol. Uma pessoa que não protege os olhos da radiação solar tem 60% mais chances de desenvolver catarata do que uma pessoa que toma os devidos cuidados.

Doenças no interior dos olhos como glaucoma, descolamento da retina ou retinose pigmentar também são fatores de riscos para uma pessoa desenvolver catarata. O uso prolongado de medicamentos esteroides (compostos por corticosteroides) ajudam também a catarata a se manifestar.

  • Principais sintomas de uma pessoa com catarata:

– Visão dupla em um olho;
– Diminuição da sensibilidade às cores;
– Visão turva, nublada ou confusa;
– Dificuldade para enxergar à noite;
– Intolerância à luz forte (fotofobia);
– Dificuldade para realizar atividades rotineiras como, por exemplo, ler, assistir televisão e dirigir, mesmo utilizando óculos.
-Se a doença não for tratada, ela pode levar à cegueira.

Alerta:

Como já foi dito, bebês e crianças podem nascer com catarata congênita, pais, fiquem atentos aos sinais:
– A criança não responde aos estímulos com brinquedos coloridos;
– Ter incomodo mais do que o normal com a luz solar;
– Não encontra facilmente os brinquedos;
– Não olha diretamente para um ponto.

Você pode saber mais sobre Catarata com o Guia Exclusivo e Gratuito que o Núcleo Avançado desenvolveu pensando em você, clique abaixo e baixe o conteúdo!

guia-completo-fatores-de-risco-da-catarata

Você tem dúvidas sobre as causas e sintomas de Catarata? Acesse a área de atendimento do site, teremos o maior prazer em atendê-lo. ou
Ligue para  (31) 99895-8332