Catarata tem cura: descubra como e cuide da sua visão
Avós e pais, geralmente, são os responsáveis por trazer a lembrança da catarata à mente. Isso porque metade da população a partir dos 75 anos desenvolve a doença, criando uma espécie de relação hereditária. A consequência é que o tema se torna bastante familiar, apesar da minoria das pessoas conhecê-lo de forma menos superficial e saber quais são as práticas para prevenção. Por isso, quem está agora diante da suspeita da enfermidade, pode se questionar catarata tem cura?
A boa notícia é: a catarata tem cura! Mas, assim como na maioria das doenças, o diagnóstico precoce aumenta as chances de recuperação total.
Mas o que é catarata?
É um quadro clínico responsável por parte significativa do casos de cegueira no mundo, sendo responsável por 48% das ocorrências de perda de visão no Brasil. Mundialmente, a porcentagem chega a 51%, o que representa 20 milhões de pessoas no mundo.
Você pode entrar em contato com o Núcleo Avançado em Oftalmologia para tirar as suas dúvidas, agendar uma consulta, saber dos tratamentos ou cirurgias. Basta enviar uma mensagem diretamente para o nosso WhatsApp:
De forma geral, a doença é caracterizada por uma lenta diminuição da capacidade de enxergar. O processo começa com a alteração da constituição da fibra do cristalino, componente ocular responsável por gerar o foco da visão em diferentes distâncias.
No caso específico da catarata, o cristalino vai perdendo sua transparência, causando a popular “vista cansada”, a presbiopia.
A enfermidade atinge seu amadurecimento quando a o cristalino torna-se opaco e o paciente começa a ter a visão prejudicada, impedindo-o de realizar suas atividades com autonomia, especialmente na última década em que as plataformas digitais são cada vez mais presentes no dia a dia, tornando difícil a leitura de conteúdos e visualização de imagens, deixando a pessoa excluída do mundo on-line.
Existem também algumas formas congênitas de aparecimento da doença: por influência do DNA ou por mães que contraíram rubéola, sífilis ou toxoplasmose até o terceiro mês de gestação.
Além dos fatores mencionados acima, alguns comportamentos que corroboram para o desenvolvimento da enfermidade são:
- Histórico de doenças infecciosas nos olhos;
- Ser diabético;
- Exposição exacerbada à luz;
- Ser fumante;
- Traumatismo na face;
- Uso de colírios com corticoides.
Como se prevenir da catarata ocular?
Existe uma relação direta, cientificamente comprovada, entre a exposição à luz e a catarata, por isso, o uso de óculos escuros é uma proteção importante para os olhos.
Além disso, não fumar e evitar o uso de colírios com corticóides, sem prescrição médica previnem o aparecimento da doença. Por fim, dar prioridade a alimentos com vitamina A, substância que fortalece os olhos contra a catarata.
Sinais da catarata nos olhos
Contudo, quais são os sinais da catarata nos olhos?
A sensibilidade à luz é um dos sintomas principais junto à dificuldade de enxergar objetos brilhantes, visão dupla e, devido a isso, problemas para ler e dirigir.
Quer mais conteúdo – exclusivo e gratuito – sobre os sinais que a catarata apresenta e, assim, começar a cuidar de você e dos seus familiares (vale a pena ressaltar que uma a cada cinco pessoas, com mais de 75 anos, têm catarata), mas não se preocupe como dissemos a Catarata tem Cura.
Faça o download do guia completo e saiba tudo sobre a doença:
Exames de catarata
Existem algumas opções, quando o objetivo, é diagnosticar ou refutar a possibilidade de catarata. Seu oftalmologista do Núcleo Avançado em Oftalmologia indicará o mais adequado para você:
- Lâmpada de fenda;
- Oftalmoscopia;
- Mapeamento de retina;
- Tonometria.
Na clínica de olhos em Ipatinga, a catarata tem tratamento
O Núcleo Avançado em Oftalmologia está em Ipatinga e em Coronel Fabriciano no interior de Minas Gerais, oferece tratamento de ponta e especialistas em catarata. Com 99% de resultados positivos, sem nenhum prejuízo à visão, a clínica se tornou referência no procedimento. A equipe de médicos responsável por esse sucesso escreveu um conteúdo exclusivo para você não ficar pensando apenas “tenho catarata e agora?”.
Catarata nos olhos quando operar?
Depois de desmistificar as principais dúvidas sobre a catarata, sabe-se que, assim que se dá a confirmação, a indicação médica é a cirurgia, sim Catarata tem Cura e é através da cirurgia a laser. Ela é breve, dura, em média, 30 minutos e tem anestesia local (colírio), para evitar desconforto ao paciente. No pós-operatório, colírios e pomadas são prescritas com o objetivo de evitar possíveis inflamações.
O Núcleo Avançado em Oftalmologia de Ipatinga oferece três tipos de cirurgia:
- Cirurgia comum: neste procedimento, o protagonista é o bisturi. Ele é utilizado para realizar uma incisão na córnea de 2 a 3 mm, que permite a sucção, via facoemulsificação (vibração ultrassônica que dissolve e aspira os tecidos opacos), da parte afetada pela catarata.
- Cirurgia a laser personalizada: procedimento combinado com aparelhos avançados, que leva em consideração as especificidades do paciente. Já no pré-operatório, passa-se por um mapeamento completo da visão, que fornecerá detalhamento e precisão ao médico na hora da cirurgia, garantindo mais chances de uma intervenção 100% positiva. Por ter esse caráter de focar individualmente cada paciente, o processo foi denominado como catarata personalizada.
- Já a cirurgia de catarata personalizada premium reúne todos os benefícios da cirurgia a laser mais a possibilidade de corrigir problemas refrativos, ao implantar uma lente intraocular para ajustar erros de miopia, astigmatismo e hipermetropia.
Para complementar, o Núcleo Avançado em Oftalmologia tem convênio com os principais planos de saúde do país! Uma possibilidade de cuidar da sua saúde, sem mexer no seu bolso. Agende agora sua consulta on-line e encontre seu oftalmologista em Ipatinga:
Você pode entrar em contato com o Núcleo Avançado em Oftalmologia para tirar as suas dúvidas, agendar uma consulta, saber dos tratamentos ou cirurgias. Basta enviar uma mensagem diretamente para o nosso WhatsApp: