A importância dos exames oftalmológicos na volta às aulas

exames-oftalmologicos-para-criancas

Exames oftalmológicos regulares são fundamentais para garantir uma boa visão e uma boa qualidade de vida. E este é um conselho que é válido para crianças, jovens, adultos e idosos, a qualquer época do ano.

Porém, a ida regular ao oftalmologista é ainda mais importante em crianças e jovens em idade escolar. A boa visão é parte importante de um bom rendimento durante o ano letivo.

A formação do sistema ocular

Nosso sistema visual começa a se formar por volta da segunda semana de gestação do feto, e só fica plenamente maduro e completo por volta do sétimo ano de vida.

Durante a fase de maturação do sistema visual, é comum que as crianças apresentem patologias oculares como a Hipermetropia, erro refracional provocado pelo tamanho menor do globo ocular. Enquanto a criança está crescendo, o globo ocular vai se acomodando à cavidade ocular e gerando distorções na visão.

Iniciando a rotina de exames oftalmológicos

Mesmo que a presença de Hipermetropia seja comum em crianças, é importante notar que corrigir a visão já na primeira infância é importante para manter a boa visão nas idades posteriores.

O ideal é passar a criança por check ups oftalmológicos semestrais até os 10 anos de idade, quando o sistema visual está 100% maturado. Este acompanhamento semestral é importante para adaptar as necessidades visuais de acordo com o desenvolvimento.

Depois dos 10 anos, as consultas oftalmológicas podem ser anuais.

O que acontece em uma consulta oftalmológica

Uma consulta oftalmológica de rotina é necessária para avaliar não só a acuidade visual do paciente (seja ele criança ou adulto), mas também para identificar as condições gerais da córnea e das estruturas de fundo de olho (retina e nervo óptico).

Alguns dos exames oftalmológicos mais comuns aplicados nestas consultas são:

  • exame de acuidade visual: também conhecido como “teste das letras”. O exame pode ser aplicado mesmo em crianças ainda não alfabetizadas, e serve para determinar a capacidade de visão para objetos em distâncias distintas. 
  • exame de lâmpada de fenda: exame que usa um biomicroscópio para verificar se há interrupção na passagem da luz entre a córnea e a retina.

A importância dos exames oftalmológicos antes da volta às aulas

Como citado antes, uma boa visão é importante para termos uma boa qualidade de vida.

Os erros refrativos são doenças oculares menos graves, mas que causam grande impacto em nossa rotina. Uma visão prejudicada por Miopia, Hipermetropia ou Astigmatismo dificulta a execução de tarefas diárias simples, como ler, estudar ou trabalhar.

Em crianças, o efeito pode ser ainda mais severo. Além de deixá-las cansados mais rápido, a baixa qualidade visual faz com que elas percam interesse no que precisa ser estudado e dispersem a atenção facilmente – gerando impacto no rendimento escolar.

Por isso, antes do início das aulas, é importante passar a criança por uma consulta oftalmológica, que possa identificar a presença ou evolução destes erros refrativos. Agende já a consulta do seu filho com a equipe de especialistas do Núcleo Avançado e garanta que ele tenha um bom ano letivo.

Já baixou o nosso Guia de Volta às aulas, com dicas e informações importantes para melhorar a saúde ocular e o rendimento das crianças durante o ano letivo?

Para ter acesso a este guia, basta clicar no link abaixo:

guia-completo-sobre-volta-as-aulas

Ficou com alguma dúvida? Fale conosco pelo telefone (31) 3618-7500 , pelo WhatsApp (31) 9-9934-8572 ou pela Central de Atendimento em nosso site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *